Linares de la Sierra a Alajar (Parque Natural de Aracena e Picos de Aroche)

Photo ofLinares de la Sierra a Alajar (Parque Natural de Aracena e Picos de Aroche) Photo ofLinares de la Sierra a Alajar (Parque Natural de Aracena e Picos de Aroche) Photo ofLinares de la Sierra a Alajar (Parque Natural de Aracena e Picos de Aroche)

October 23, 2023
October 2023

near Linares de la Sierra, Andalucía (España)

Trilha circular a partir de Linares de la Sierra, com passagem por:
- Fuente Vieja (0.3 km)
- Fuente Madroñeros (3.6 km)
- Iglesia de San Marcos (5.7 km)
- Fuente La Marciana (6.3 km)
- La Fuentecita (6.6 km)
- Puerto de Linares (8.1 km)

Caminhada tranquila mas zona em que faz bastante calor nos dias com sol descoberto. Inicia-se em Linares de la Sierra, que é uma vila simpática e pequena. Saltou-nos à vista os "tapetes de calçada" existentes nas soleiras das portas, cada casa com motivos diferentes. Também se nota a preocupação de não deixar descaracterizar estas vilas, mantendo arquiteturas simples e adequadas ao local e, principalmente, o branco! Muito curiosa também a "Praça de Touros"!

O percurso até Alajar é feito sempre por caminhos entre propriedades de montado, muitas vezes murados ou cercados, mas quando o fizemos acabámos vendo poucos animais e, assim, muito pouco "jamon".

A meio situa-se Los Madroneros, uma aldeia pitoresca com muito poucas casas mas bastante visitada por quem vem de Alajar.

Alajar é um pouco maior que Linares, com uma praça central bem agradável e com alguns cafés e restaurantes.

De Alajar pode-se subir a Peña Airas Montano, mas não o fizemos por causa do calor, a subida é bastante significativa e optámos por fazer a visita a este santuario e miradouro, na caminhada de Castano del Robledo.

O regresso não apresentou dificuldades, para além do calor, mas menos que na parte anterior.

Cafés/Restaurantes em Linares de La Sierra e Alajar. Caminho com sombras frequentes mas zona em que as temperaturas são bastante altas, por isso cuidado.

Realizado em Outubro 2023.

Outros percursos realizados na zona: