Ligação Cristóvão/Conceição - Discoporto e Janela Cotia

Photo ofLigação Cristóvão/Conceição - Discoporto e Janela Cotia Photo ofLigação Cristóvão/Conceição - Discoporto e Janela Cotia Photo ofLigação Cristóvão/Conceição - Discoporto e Janela Cotia

February 4, 2013
February 2013

near Vila Residencial da Companhia Paranaense de Energia, Paraná (Brazil)

Variante de ligação que sai da Trilha da Conceição (principal) derivando para a esquerda, logo depois da ponte quebrada, indo até os locais mais conhecidos como "Discoporto" e "Janela da Cotia"

gvogetta Feb 6, 2013

Lembro que esta é apenas uma variante de ligação. Ela começa logo depois da ponte de troncos sobre o Rio Cotia, pela estrada/trilha principal...
    Ver também: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941274 - que é o caminho principal
    E http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941256 - que é o acesso rodoviário

• Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Feb 6, 2013

Excelente!! Ótimo complemento. A Trilha da Conceição/Cristóvão está faz algum tempo na minha lista de atividades a realizar. Aliás não entendo: alguns falam em Trilha da Conceição, outros em Picada do Cristóvão. Pelo que vc descreve são caminhos/trilhas diferentes. São dois caminhos mesmo ou é apenas uma trilha com nomes diferentes? Abraço amigo!
    Renato/SC

gvogetta Feb 8, 2013

Olá Renato!
    Realmente são caminhos diferentes. A Picada do Cristóvão é um antigo caminho colonial aberto pelos índios e utilizado mais tarde por colonizadores portugueses e padres jesuítas no processo de avanço do litoral para o interior do estado. Já a Trilha da Conceição é uma estrada de serviço aberta pela COPEL (Cia. de Energia do PR) na década de 1940 aproximadamente para movimentar materiais e pessoal na construção de estruturas que serviram à antiga Usina do Rio Cotia (situada no Bairro Alto) e que, mais tarde, serviu para a construção das estruturas de apoio para a construção do grande túnel de adução (cerca de 15 Km) que leva água da Represa do Capivari para a Usina Gov. Parigot de Souza por dentro da serra, num desnível de mais de 700m.

Em alguns trechos os dois "caminhos" se cruzam e em outros seguem paralelos, mantendo alguma proximidade, maior ou menor.

Espero ter esclarecido...

• Photo of Daniel FP
    Daniel FP Mar 5, 2013

show

• Photo of BrennoLiz
    BrennoLiz Sep 7, 2013

Show! Gostei dos esclarecimentos!
    Brenno - Joinville/SC

• Photo of ricardocoleto
    ricardocoleto Aug 10, 2014

Excelente! Fiz a trilha da Conceição + ligação Cristóvão/Conceição e seu gpx foi fundamental!! Muitas árvores caídas desviando-nos da trilha principal!!

gvogetta Sep 12, 2014

Olá Ricardo!
    Que bom! Ali sempre acontece de cair árvores, trilhas bem fechadas em alguns pontos. O tracklog sempre ajuda.

• Photo of Claudio Berger
    Claudio Berger Apr 20, 2015

Excelente!!! vou fazer esta trilha...

gvogetta May 16, 2015

Vá mesmo Cláudio! Depois conte como foi.

• rudniktopografo@hotmail.com Aug 29, 2021

Conheci os tůneis conceição, cotia, na verdade todo complexo de jusante da usina capivari cachoeira. A galeria de acesso para as turbinas, o túnel de fuga, as outras janelas sendo cota 400, cota 600 e 800 como eram chamadas e o túnel principal.
    Andava em todos, pois gostava de ver os trabalhos que eram executados pela empresa Tenco a qual passou futuramente a chamar Cetenco.
    Morei na Vila dos funcionários (não mais existe) nos anos 1967/1970, meu pai trabalhou nesta obra.
    Na ocasião tinha 11 anos em 1967,sendo que fiz meu quarto ano primário no Colégio da Eletrocap, hoje da Copel o qual fica na Vila da mesma.

• Photo of Rat_1969
    Rat_1969 Jun 15, 2023

Pessoal tem acessado bastante. As vias de escalada na área estão bombando de gente!

• Photo of BrennoLizz
    BrennoLizz Jun 15, 2023

Um trajeto bacana!

• Photo of BetoMarcondes
    BetoMarcondes Jun 15, 2023

Realmente um trecho de ligação entre os setores de escalada do Ibitirati e a trilha principal, seguindo o Rio Cotia.

• Photo of TanMarie
    TanMarie Jun 19, 2023

Fizemos a trilha no feriado, juntamente com outras na região do Bairro Alto, mas partimos da Fazenda Rio das Pedras. Trilhas fechadas em alguns pontos, encontramos 2 cobras no percurso, necessário muita atenção!

gvogetta Jun 19, 2023

Grato pelos comentários e avaliações pessoal!

• Photo of BrennoLiz
    BrennoLiz Jun 19, 2023

Belo trajeto. Uma trilha que ajuda bastante na navegação pela área.