Levada e Rio Lourêdo - Ribeira da Pena - Santa Eulália - Salvador.

Photo ofLevada e Rio Lourêdo - Ribeira da Pena - Santa Eulália - Salvador. Photo ofLevada e Rio Lourêdo - Ribeira da Pena - Santa Eulália - Salvador. Photo ofLevada e Rio Lourêdo - Ribeira da Pena - Santa Eulália - Salvador.

October 13, 2020
October 2020

•   1.7 1 review

near Santa Eulália, Vila Real (Portugal)

Iníciamos no Parque de Lazer do Penedo e caminhamos pela Margem esquerda Rio Lourêdo, junto da Levada com regresso dentro desta (num dia de calor sabe mesmo bem; a água é fresquinha e tem muita sombra).
Existe também a possibilidade de +- aos 3,50 km atravessar para o outro lado do rio.

Se não atravessarmos, também podemos fazer a margem direita do Rio Lourêdo a partir da bifurcação, +- 6,25 km (para a esquerda) quando estamos a entrar na localidade da Póvoa (ver waypoint).

Continuando pelo lugar da Póvoa, freguesia de S. Salvador, podemos ver as pontes romanas e Necrópoles de sepulturas escavadas na rocha.

Alguns caminhos que quisemos fazer estavam vedados ou com muitas silvas pelo que optamos pela estrada ou voltamos para trás para não aumentar a dificuldade.

Este trilho pode ser iniciado em vários locais e ser efetuado de acordo com a capacidade física de cada um. Neste dia optamos pelo formato mais fácil e divertido.

Restaurantes
Ribeira da Pena:
Pena Park Hotel: gourmet/+-20 a 25€ pessoa.
Tasca do Xico: preço/qualidade/+-15 a 20€ pessoa.
Mãe Aida: económica/10 a 15€ pessoa.

PictographPicnic Altitude 2,290 ft

Parque de Lazer do Penedo.

Tem zona de churrasco. Aqui cruza a GR1.

PictographReligious site Altitude 2,462 ft

O regresso foi feito caminhando dentro da Levada (a favor da corrente). Existe também a possibilidade atravessar para o outro lado do rio e fazer o caminho de volta pela margem direita. No entanto, dependendo da estação do ano, é preciso um pouco de paciência e habilidade física para descobrir o local ideal para o fazer.

Quem quiser pode molhar os pés e entrar/sair na levada. Eu fui para lá por cima (junto da levada) e para cá molhei os pés (e soube tão bem!).

Alminhas da Sagrada Família.

Quem quiser pode virar aqui, para a esquerda, e ir pela margem direita do Rio Lourêdo até aonde for possível.

PictographInformation point Altitude 2,368 ft

Necrópoles de sepulturas escavadas na rocha, de forma antropomórfica ou rectangular (lugar: Póvoa, freguesia: Salvador, Concelho: Ribeira de Pena).

• Photo of Sónia Rocha 1
    Sónia Rocha 1 Nov 8, 2021

Acaba abruptamente sem continuação é impossível de seguir até ao rio.