Levada do Moinho - Levada Nova

December 23, 2016
December 2016

near Canhas, Madeira (Portugal)

A Levada do Moinho se encontra na Lombada da Ponta do Sol.
O trilho se inicia próximo à Igreja da Lombada. O moinho que dá nome à levada ainda está lá preservado porém já não é utilizado.
A Levada do Moinho segue por uma das encostas de um vale, na encosta oposta podemos observar outra levada que também deve ser interessante. Passamos por uma cascata e seguindo mais um tanto até chegarmos à Madre da levada. Retornamos cerca de 300 metros e subimos por uma escada até à Levada Nova.
Apesar de estar na mesma encosta do Vale, a Levada Nova é bem diferente da Levada do Moinho. O principal charme desta levada é passar por trás de uma cascata e em seguida entrar em um túnel, é uma paisagem única. Continuamos até a Levada chegar à Lombada da Ponta do Sol e seguimos até a Igreja da Lombada.
Realizamos este percurso no início de dezembro, é a época de chuvas na Ilha da Madeira. Vimos muitas cascatas nas encostas do vale, a paisagem estava linda.
Em época de chuvas é preciso ficar atento à queda de rochas das encostas.

• Vitório EVR Nov 2, 2021

Esta levada do Moinho não é o PR7 Levada do Moinho. PR7 é no Porto Moniz.