LEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 12,69KM (MONDIM DE BASTO)

Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 12,69KM (MONDIM DE BASTO) Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 12,69KM (MONDIM DE BASTO) Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 12,69KM (MONDIM DE BASTO)

March 8, 2014
March 2014

near Mondim de Basto, Vila Real (Portugal)

Percurso não sinalizado, em círculo, de âmbito ambiental, paisagístico, cultural e desportivo.
Este é um percurso fácil do ponto de vista técnico, com a exceção de uma travessia do Rio Cabril que é feita por uma viga de ferro, não aconselhável a crianças e a pessoas com vertigens.
Iniciamos o percurso junto à Câmara Municipal de Modim (Largo Adriano Pinto Coelho) e seguimos pela Rua da Viacova - rua muito antiga, estreita e empedrada - viramos à esquerda em direção aos Bombeiros e depois até ao Estádio Municipal. Mais à frente encontramos a Capela de S. Sebastião e logo a seguir viramos por um caminho medieval, estreito e sinuoso ladeado por muros de granito, pouco depois de deixar este caminho encontramos a Capela do Senhor da Ponte à sua frente está a Ponte Medieval do Rio Cabril. Atravessamos a ponte e viramos à esquerda, seguindo ao longo da margem do rio Cabril até ao açude. Seguindo pela margem do Rio Cabril, fizemos um pequeno desvio para visitar um moinho e daqui seguimos por entre vinhedos e caminhos de pé posto até à travessia do Rio Cabril por viga de ferro (não aconselhável a crianças e pessoas com vertigens). Continuamos até à ribeira de Carrazedo, tendo efectuado outro pequeno desvio para observar as ruinas de um moinho. Seguindo por corta-fogos e caminhos de pé posto, com o Monte Farinha e a capela da Sr.ª da Graça no horizonte, chegamos à Levada de Piscaredo a qual seguimos, sem desníveis e com as deslumbrantes paisagens do vale do Rio Cabril, até Mondim de Bastos, onde terminou este percurso.

Pontos de interesse: Arquitetura religiosa (Capela de S. Sebastião e Capela do Senhor da Ponte), Ponte Medieval do Cabril, Rio Cabril, Açudes, Diversos Moinhos e Levada de Piscaredo.

Nota Histórica:
A construção da Levada de Piscaredo remonta ao século XIII, ainda no reinado de D. Afonso II. Devido à escassez de água, indispensável para a irrigação dos seus campos, os proprietários das terras de Mondim decidiram um dia partir de suas casas rumo às Mestras, confluência dos rios Cabrão com o Cabresto, e só regressaram muitos meses depois, trazendo consigo o precioso líquido. Conta-se a este propósito que outras aldeias disputavam igualmente estas águas, iniciando a levada de baixo para cima. Quando se aperceberam, já os de Mondim traziam a água consigo, conquistando não só o direito às águas, como também um excelente nível para a construção da levada. A Levada primitiva era feita em terra batida, com todos os inconvenientes daí resultantes. Nos anos de 1960/61 foi totalmente reconstruída em lajes de granito, tal como a conhecemos actualmente, através de Concurso Público promovido pelo Estado, que comparticipou a obra, tendo a Associação de Proprietários contraído um empréstimo para o efeito, que foi amortizado ao longo de vinte anos. Ao longo da Levada há cerca de 15 ou 20 nascentes que lhe pertenciam. Hoje, grande parte dessas nascentes já não corre para o rego devido ao desnível resultante das obras efetuadas.O sorteio das andadas, em número de 17 (tantas quantos os proprietários que fizeram a levada), realiza-se a 24 de Junho, dia de S. João, resultando daí o rol que calendariza a utilização das águas, leiloando-se também meio-dia cujo produto reverte a favor das obras de reparação e conservação da levada. A Levada de Piscaredo tinha um “olheiro” que vigiava e repartia as águas pelos regantes e um regulamento próprio, constante das posturas camarárias a partir do século XVIII. Esse regulamento proibia, a título de exemplo, o corte das águas antes dos moinhos de Piscaredo e a obrigatoriedade de deixar correr pelo ribeiro que atravessava Mondim, um caudal de água equivalente à capacidade de uma telha cheia. As referências mais antigas desta Levada denominavam-na de “Levada de Pisqueiredo”. Atualmente parece ter evoluído para “Levada de Piscaredo”, embora as duas versões sejam corretas.

PictographReligious site Altitude 654 ft

PictographRuins Altitude 872 ft

MOINHOS DE PISCAREDO

• Munheco Aug 11, 2015

Trilho muito porreiro, também muito bom para corrida...

Caminhantes Aug 12, 2015

Obrigado Munheco pelo seu comentário.
    Este trilho é otimo nesta altura do ano (verão) pois permite ir a banhos nos açudes do Rio Cabril para além disso tem alguns pontos de interesse: Capela de S. Sebastião, Capela do Senhor da Ponte, Ponte Medieval do Cabril, Diversos Moinhos e Levada de Piscaredo.
    Boas caminhadas!

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 17, 2019

Olá Joaquim! Mais uma vez, obrigado pela partilha. Vi o teu trilho e quis estender este percurso, conseguindo assim fazer toda a levada de Piscaredo. Porém, a margem esquerda do rio Cabril era-me desconhecida. E o teu trilho foi uma boa ajuda para definir o desenho do percurso. Como só conhecia metade da levada, optei por começar exatamente por ela e seguir até ao Açude das Mestras, onde após uma travessia a vão do rio Cabrão (o caudal permitiu fazê-lo descalço), regressei pela margem esquerda, percorrendo precisamente grande parte do teu percurso. E foi uma agradável surpresa constatar que a margem oposta à levada permite fazer um percurso muitíssimo agradável, com boas surpresas e locais de passagem obrigatória. Arrisco mesmo dizer que se o PR2 cruzasse o rio Cabril para a sua margem esquerda, seria muitíssimo mais interessante do que o traçado original... Valeu! Grande abraço.

Caminhantes Feb 17, 2019

Olá João! Faço gosto pela utilidade do nosso trilho. Acabas-te por realizar o trilho que tenho já há muito guardado e nunca o fiz... Quando tiver disponibilidade irei utilizar a vossa experiência.
    Obrigado pelo teu comentário e avaliação. Grande abraço.

• Photo of Riccardo Pasquin
    Riccardo Pasquin Aug 14, 2020

Fiz hoje o trilho. Gostei muito! Pena o Monte Farinha já não ser o que era:( muito obrigado pela partilha

Caminhantes Aug 15, 2020

Olá rikepsq
    Obrigado pelo comentário.
    Saudações

• Photo of SandrinaR
    SandrinaR Dec 3, 2020

Paisagem muito diversificada e com história. Fácil e bonito.
    Um trilho

Caminhantes Dec 3, 2020

Olá SandrinaR
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Boas caminhadas!