LEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 10,9KM (MONDIM DE BASTO)

Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 10,9KM (MONDIM DE BASTO) Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 10,9KM (MONDIM DE BASTO) Photo ofLEVADA DE PISCAREDO EM CÍRCULO 10,9KM (MONDIM DE BASTO)

January 2, 2023
December 2022

near Mondim de Basto, Vila Real (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

LEVADA DE PISCAREDO EM CIRCULO

O percurso realizado tem por base o PR2 Levada de Piscaredo, que sendo um itinerário linear, optamos por percorrer a margem contrária do Rio Cabril até ao lugar de Vilar de Ferreiros e regressar pela levada, tornando-o circular. Trilho fácil do ponto de vista técnico, não sinalizado até à interseção com o PR2, de âmbito paisagístico, cultural e desportivo.

DESCRIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos o percurso em Mondim de Basto, no Largo Mondinense Futebol Clube e seguimos pela Rua das Fontelas, pouco depois encontramos a Capela de S. Sebastião. Capela maneirista e barroca, com fachada principal integrada numa das tipologias mais comuns no distrito e alçados com cunhais apilastrados e rematados em cornija. Apresenta interior com cobertura em masseira e retábulo de talha dourada e policroma de planta reta e três eixos, de estrutura maneirista e decoração barroca, com caráter popular, pintada de azul e branco.

Logo a seguir viramos por um caminho medieval, estreito e sinuoso ladeado por muros de granito, pouco depois de deixar este caminho encontramos a Capela do Senhor da Ponte. Capela barroca de uma só nave, do séc. XVIII, com fachada principal em empena de cornija. Apresenta interior com retábulo de pedra pintado, teto de madeira com pinturas "rocaille" e imagem de Cristo, de pedra. Pouco depois está a Ponte Medieval de Vilar de Viando sobre o Rio Cabril. Classificada como "Imóvel de Interesse Público" em 1990, é possível que a "Ponte de Vilar de Viando" integrasse o antigo caminho que ligava Amarante a Chaves. Ponte de cavalete, com um único arco de volta perfeita, o pavimento e as guardas foram de igual modo executados com cantaria granítica, tal como sucedeu com os reforços presentes nas suas extremidades, tanto a montante, como a jusante.

Atravessamos a ponte e viramos à esquerda, seguindo ao longo da margem do rio Cabril, passamos pelo Baloiço de Vilar de Viando e continuamos pela margem até ao Açude. Daqui seguimos por entre vinhedos e caminhos de pé posto até encontrar um amplo estradão de terra que nos conduziu, a meia encumeada, ao longo do rio até ao Lugar de Vilar de Ferreiros. O Monte Farinha, com a capela da Sr.ª da Graça, surgia-nos frequentemente no horizonte. No entroncamento de caminhos seguimos à esquerda e começamos a descer em direção ao rio que atravessamos por uma rudimentar Ponte o Rio Cabril. Seguimos o caminho florestal agora ascendente até intersetar a levada.

Já na interseção com o PR2 - Levada de Piscaredo, seguimos o PR ao longo da levada, por entre bosques de carvalhos , loureiros e freixos. Alguns eucaliptos e sobreiros já na sua parte final. Do lado esquerdo corre o rio Cabril, por entre um corredor ripícola constituído por salgueiros, freixos, loureiros, amieiros, etc, onde se abriga uma riquíssima avifauna, da qual se destacam as aves de bosque.

Seguimos a levada, sem desníveis e com as deslumbrantes paisagens do vale do Rio Cabril, até ao lugar de Bouça onde o trilho abandona a levada, passa pelos Moinhos de Piscaredo e segue até Mondim de Bastos, onde termina.

FICHA TÉCNICA
Realização: 31 dezembro de 2022
Percurso: Mondim de Basto - Senhor da Ponte - Vilar de Viando - Vilar de Ferreiros - Levada Piscaredo - Bouça - Mondim De basto
Distancia: 10,9kms
Duração: 3h:23min
Tempo em movimento: 2h39min
Tempo parado: 0h44min
Movimento médio: 4,1km/h
Acumulado positivo: 272m
Acumulado negativo: 272m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

MONDIM DE BASTO (INICIO/FIM)

CAPELA SÃO SEBASTIÃO

MOINHOS DE PISCAREDO

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Feb 6, 2023

Já por aí andei, é um "clássico" de Mondim de Basto.