LEVADA DE CANADELO ATÉ CAMPANHÓ - AMARANTE

Photo ofLEVADA DE CANADELO ATÉ CAMPANHÓ - AMARANTE Photo ofLEVADA DE CANADELO ATÉ CAMPANHÓ - AMARANTE Photo ofLEVADA DE CANADELO ATÉ CAMPANHÓ - AMARANTE

February 26, 2023
February 2023

near Canadelo, Porto (Portugal)

Circular,SEM MARCAÇÕES, 15km, caminhos em Terra, carreiro da levada, e paralelos na passagem por Campanhó e Canadelo,com boa passagem sem vegetação a incomodar. Com inicio/fim ( Opcional)por cima da igreja de S.Pero (Canadelo)Descrição: Junto da igreja subimos ao fontanário e para aquecimento escadas acima uns cento e tais degraus até à presa onde a levada trás a água ao longo de cerca de 3 km. Apartir daqui é só seguir a levada, a qual está com boa limpeza, é só ter cuidado para não escorregar com a humidade ou chuva. Um pouco antes do seu fim viramos à esquerda e descida até ao rio ,onde se atravessa mesmo nesta altura muito bem. Mesmo na levada existem pequenos reflectores dos treinos de trail (brancos,azuis e vermelho),apartir da levada é só seguir os pequenos pedaços de reflectores que nos leva até ao centro da povoação de Campanhó, junto do painel de informação do PR8 de Mondim de Basto. Pelo caminho até Campanhó a paisagem é deslumbrante, de muita verdura e bosques que são um encanto. Uma pequena paragem para comer algo e agora com 6,5 km feitos,seguimos as indicações de Canadelo para o regresso. Caminho em paralelo que logo adiante acaba e um estradão florestal bem largo passando por várias linhas de água e pinheiros bem grossos. A uma dada altura avistamos de novo os reflectores numa curva à direita e decidimos seguir estes. Sempre a descer ,passando por complexo Mineiro em ruinas lá continuemos sempre descer por caminho bem limpo até à levada.Na intersecção com a levada em cerca de 100m,agora é um pequeno carreiro.até à levada
Como estava-mos com pressa seguimos novamente a levada, havendo caminho mais por cima .Descobri- mos também que por baixo da levada existe um bom caminho. Chegando atrás do cemitério de Canadelo estava-mos no fim do trilho logo mais abaixo
Há muito potencial para efectuar novos trilhos nesta zona bem agradável, bonita e onde reina ainda a natureza pura. Pode ser feio em qualquer época do ano, há muita sombra .

Fontanario e escadario

Outra ribeira

Linha água e caminho

Paisagens

Depósito de água e paisagens e linha de água

Trilho trail

Linha de água

Antigas minas ???

Colmeada

Cas3 em ruinas

Caminho, nova descoberta

Fonte e pormenor caminho

Aldeia de Canadelo e antigo moinho

STrilhos Mar 29, 2023

O trilho parece bom. Já andei por Campanhó. Esse trilho fica para uma próxima oportunidade.