PRADOS CONHO E PRADOS DA MESSE

May 3, 2016
May 2016

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

IMPORTANTE

Oa últimos 3300 m do trilho são efetuados em zona de proteção total do PNPG e portanto deverá pedir autorização à ICNF para atravessar essa área.

Algumas notas sobre o PNPG:
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, dos distritos de Viana do Catelo, Braga e Vila Real, totalizando uma área de 70 290 ha, dos quais, 45 577 ha são terrenos baldios, isto é, pertencentes às comunidades locais dedicados principalmente à exploração pastorícia, mas também outras potencialidades económicas. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
O Parque possui uma rede de 30 PRs e várias GR passam na totalidade ou parcialmente no Parque, como o GR 50(Grande Rota da Peneda Gerês), GR 34 (Grande Rota da Serra Amarela), o GR1 AVV (Travessia das Serras da Peneda e Soajo) e o GR2 AVV (Grande Rota de Montanha do Alto Minho)
Os PRs estão distribuidos pelas várias Portas do PNPG:
Porta do Lindoso
Porta do campo do Gerês
Porta de Lamas de mouro
Porta do Mezio
Porta de Montalegre
Cento de educação ambiental do Vidoeiro
O Trilho que aqui descrevemos não faz parte da rede acima referida dos PRs do PNPG; desenvolve-se no Coração da Serra do Gerez, em zona de Proteção Parcial Tipo I e zona de Proteção Integral do Parque
O trilho tem inicio na Portela de Leonte em frente à casa do Guarda. Sempre a subir, passamos nos Prados de Mourô.
Depois de passar no colo de acesso ao Famoso vale da Teixeira, de origem Glaciar e do Camalhão, passamos à esquerda do Borrageiro, podendo avistar a sua antena. Estamos no ponto mais alto do trilho, a uma altitude de 1350 mts.
Começamos a descer e, virando a nordeste caminhamos em direção aos Prados do Conho.
O prazo de cunho é um local bastante bel com um estilo superado várias árvores que dão alguma sombra tem uma cabana um pouco rudimentar e uma fonte de água. O Prado possui um enorme rochedo isolado, que se tornou a sua marca e que possivelmente dará a marca ou nome do Prado, do Conho.
e cerca de 2 km depois passamos em pleno Prados da Messe, no qual se encontra mais uma cabana de Pastores. Esta cabana é maior melhor preservada e está também equipada com uma fonte de água. Continuamos pelo que passamos perto de umas casas em ruínas e pouco depois entramos na área de proteção total do parque nacional conforme placa indicativa.
Subimos novamente em direção a Lombo do Burro e mais adiante iniciamos a descida em direção a Costa de Sabrosa. Neste momento avista um grupo de corços, que não se deixaram aproximam. Continuamos a descida com a Ribeira de Forno do nosso lado esquerdo até à estrada da Mata de Albergaria.
Daqui até ao carro são mais 3km em estrada asfaltada, a subir...
Vale a pena o esforço para disfrutar da magnifica paisagem.

• Photo of Tetititu
    Tetititu Dec 17, 2023

Impressionante percurso pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Muito boas fotos e explicações. Saudações.

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 17, 2023

Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. O parque Nacional Peneda-Gerês que faz parte da Reserva transfonteiriça Gerês-Xures tem belos trilhos e paisagens espetaculares