Leonte, Conho, Fichinhas e Cantarelo

Photo ofLeonte, Conho, Fichinhas e Cantarelo Photo ofLeonte, Conho, Fichinhas e Cantarelo Photo ofLeonte, Conho, Fichinhas e Cantarelo

October 10, 2021
October 2021

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Seguindo um percurso marcado pelo Makca, fazendo algumas mas poucas modificações, passámos por alguns dos sítios mais icónicos do gerês. Saindo de Leonte, percorremos o já bastante conhecido trilho até ao prado do Conho, talvez o prado mais bonito da serra. Descemos depois pelo vale até às Fichinhas. Lá em baixo sentimos uma calma ímpar. Estávamos no meio do Gerês. Atravessámos o ribeiro de porto de vacas e subimos primeiro até ao trilho das sombrosas e depois até ao cimo dos prados da messe. A subida está mal marcada mas é fácil encontrar o melhor caminho. Lá em cima a vista sobre prados da messe em baixo e conho ao longe é vasta e bela.
Avançamos depois até ao rochedo mais impressionante da zona. Parece uma torre de castelo e tem um vista a pique do vale do Homem.
Descemos até aos muito abandonados prados caveiros. Daí faltavam 3km até à estrada. o primeiro foi fácil mas os últimos dois foram muito duros. O trilho estava muito fechado e em algumas zonas nem dava para perceber para onde devíamos seguir. Estando assim é má ideia passar por lá.
O resultado final foi uma caminhada desafiante mas muito interessante.