Leonte até Porta Ruivas

May 26, 2019
May 2019

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Seguimos um trilho marcado pelo Celitos da Montanha.
Saímos da Portela de leonte às 10:15. Depois de descer pela estrada até encontrar o rio maceira, comecamos a subir o curso do rio até encontrar o curral da maceira.
A partir daí a subida passou a ser mais exigente até ao curral da tábua. Lá de cima a vista é fenomenal.
Seguimos subindo e descendo até aos prados da messe. Depois de almoçar junto à cabana, aproveitando as sombras das árvores, iniciamos o longo trilho até a porta ruivas. As vistas sao fenomenais. Conseguimos identificar ao longe a rocalva, roca negra e borrageiro.
A subida até ao cimo do maciço de granito da porta ruivas vale a pena.
Voltamos seguindo o mesmo trilho até aos prados da messe. A volta foi feita por outro trilho, passando pelo prato do conho, freza e cabana de mouro. Este trilho é muito interessante. O prado do conho é lindíssimo.
Ficamos sem bateria nos últimos 800m. Chegamos ao carro pelas 19.45, tendo demorado o tempo total de 9:30 horas.
Dia muito bem passado e por isso obrigado ao Celitos da Montanha.