Lençóis ao Capão via Grizante

11 hours one minute
December 9, 2019
December 2019

near Lençóis, Bahia (Brazil)

Trilha inicia em Lençóis e chega até o Capão. São cerca de 23km sendo os últimos 4 em estrada portanto pode se pegar uma carona e foi o que eu fiz. Achei a trilha de fácil navegação e bem demarcada. Há vários pontos de água e também possíveis lugares para acampar. A trilha em si não tem muitos atrativos e o trecho mais bonito fica nas proximidades do morrão. O wikiloc está bem marcado e quase sem erros. Use calça porque o mato toma boa parte da trilha. Os rios não são muito bons pra banho pois são rasos mas dá para refrescar. O último 1/4 do caminho é feito em área sem proteção de sol. Os primeiros kms são de subida mas nada muito inclinado não. Recomendo a trilha e fiz sem guia.

Sobre fazer sem guia:
Cheguei a comentar com algumas pessoas que faria esta trilha sem guia alguns guias mesmo ou locais falaram um monte de coisas tipo: que eu iria me perder, quebrar o pé, enfim me colocaram medo para no fim oferecerem serviços de guia. Eu me senti confiante para fazer sozinha. Não achei perigoso embora não tenha encontrado ninguem, somente quando me aproximei do capão. Então se vc tem noção de navegação, sabe verificar os sinais da trilha, será tranquilo. Não ligue para o que os locais dizem especialmente em Lençóis. Realmente fiquei assustada com tanta negatividade.

Começo da trilha

Cidade de lençóis

Photo ofPrimeiro ponto de água. Área pra camping Photo ofPrimeiro ponto de água. Área pra camping Photo ofPrimeiro ponto de água. Área pra camping

Primeiro ponto de água. Área pra camping

Photo ofSegundo ponto de água. Possibilidade de camping Photo ofSegundo ponto de água. Possibilidade de camping Photo ofSegundo ponto de água. Possibilidade de camping

Segundo ponto de água. Possibilidade de camping

Cachoeirinha

Ponto de agua e possibilidade de camping

Ponto de água. Possível camping

Gruta

Riacho. Ponto de agua

• Marcos Silas Apr 27, 2020

Olha só, eu acabei de fazer uma trilha com um km um pouco maior mas quando as pessoas e principalmente os guias falam para não fazer a trilha sem guia e principalmente sozinho é por simplesmente segurança baseado em conhecimento e vivência, você até pode achar os valores caros para o serviço, mas que não precisa ter-los é imprudência, na experiência que acabei de ter a trilha tinha apenas 40km mas o nível técnico da trilha é muito alto, lesionei o joelho no meio da trilha e caminhamos 5 horas no escuro, então um profissional faz sim toda diferença..

erikakim May 24, 2020

Caro Marcos: se voce não tem experiência, realmente muitas trilhas não são recomendadas. Eu ja fiz inúmeras trilhas sozinha, inclusive de forma autosuficiente por varios dias. Então não me venha dizer que eu tenho de pagar valores absurdos de caros para fazer trilhas relativamente fáceis como, por exemplo, o Pati. Conheço meus limites e pesquiso bastante antes de começar alguma trilha. Mas de fato, acidentes acontecem estando com guia ou não.

• hmamute Jan 18, 2021

Concordo com a Erika!
    Cada um deve saber da sua experiência, limites e logística de equipamentos.
    Se o amigo ficou no escuro é pq não tinha lanterna ou experiência suficiente para a jornada, ou pq deu azar.
    Essa travessia pode tranquilamente ser realizada por praticantes de trekking de nível médio a experientes, com uma boa logística e planejamento.
    De fato, deve-se evitar fazer jornadas sozinhos, porém, caso tenha bons conhecimentos, não vejo problema algum.
    Parabéns Erika, realmente o povo da Chapada Diamantina quer empurrar a qualquer custo a contratação de guias locais, penso exatamente como você!

erikakim Feb 5, 2021

Ola hmamute. Realmente o pessoal da chapada Diamantina pega pesado. No ano passado ainda consegui ir a Andaraí. Mas por conta da pandemia, acabei abortando a trilha Vale do Pati via canion do Paraguassu, passando pelo Caim. Essa empreitada sim deve ser ótima. Fiz uma parte dela e se mostrou bastante exigente.

• Photo of Naiá
    Naiá Mar 5, 2021

Saudações! Sabes informar em média quanto tempo fez de caminhada pra chegar próximo ao Morrão? Na bifurcação pra Águas Claras?

erikakim Mar 10, 2021

Ola Naiá. Vi que vc ja fez a trilha ne. Mas sinceramente não me lembro quanto tempo levou até lá. Acho que saí umas 8 e cheguei na bifurcação de aguas claras umas 14:30. Mas eu parei em varios pontos. Boas trilhas

• Photo of Berg Oliveira 2
    Berg Oliveira 2 Dec 2, 2021

Acho massa você falar sobre sua experiência, mas quando diz: "não ligar para que os locais falam?". Foi uma fala totalmente infeliz. Acho que pelo contrário devemos sim ouvir os locais e cabe a nós decidir o que fazer. Realmente fazer trilha sozinho não é ideal, mesmo sabendo e sendo experimente. Se quer fazer sem guia, blz. Mas desde que esteja acompanhado de outro pessoa para uma eventual acidente o outro de deslocar e pedir ajuda.

erikakim Dec 2, 2021

Olá berg. Olha só: em primeiro lugar citei a atitude dos guias de lençóis, notoriamente caça clientes e que disseram inúmeras coisas sobre me perder, fraturar um osso ou me afogar. Curioso é que vários acidentes aí aconteceram com guias. Ninguém está imune: nem eles nem eu. vc vir avaliar mediana uma trilha que eu fiz, postei informações,fotos kms, nível, obstáculos etc...me faz pensar que vc não sabe a que se propõe o aplicativo. Passar bem eboas trilhas pra vc.

• Photo of Ucorponomundo
    Ucorponomundo Apr 14, 2022

Oi Erika, que massa ler sua experiência, realmente colocam muito medo na gente, principalmente por ser mulher. Pretendo fazer a travessia sozinha tbm, e seu comentário foi encorajador. GRANDE ABRAÇO.

• em travessia Apr 21, 2023

Massa. Fiz solo também. Ta bem marcada, mas tem que ter preparo. Abraço !

Fiz a trilha de travessia sozinha. O log ta muito bom, os pontos bem marcados. Valeu e abraços !

• Photo of ARI NUNES
    ARI NUNES Dec 5, 2023

Concordo plenamente com tudo o que a Erika falou.
    Os guias e a maioria dos moradores de Lençóis e de Caeté-açu (Capão), que normalmente têm um parente ou amigo guia, fazem o que podem para amedrontar as pessoas e exageram nos riscos da trilha para "forçar" a contratação de um guia.
    É uma pena!

erikakim Dec 6, 2023

Olá Ari. Obrigada pela avaliação. Eu acho que cada um deve conhecer e respeitar seus limites. Claro que acidentes acontecem até mesmo com guias. Mas respeitar seus limites é primordial. Aí na chapada mesmo eu já desisti de uma trilha quando estava com a mochila nas costas. Era a trilha para o Pati via rampa do Caim. Quase não havia informações, parecia ser muito ermo mesmo. Iria sozinha e pela falta de informações e tracklog desisti. Infelizmente há essa pressão especialmente em Lençóis. Poucas pessoas se aventurarao a fazer solo. E normalmente essas pessoas tem o mínimo de conhecimento de seus limites. Então porque fazer essa pressão tão negativa? Enfim a chapada é um lugar incrível. Um dos poucos tesouros que ainda podemos ter um gostinho de liberdade.