LE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (6/8) 👣 BREUIL CERVINIA - ZERMATT

Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (6/8) 👣 BREUIL CERVINIA - ZERMATT Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (6/8) 👣 BREUIL CERVINIA - ZERMATT Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (6/8) 👣 BREUIL CERVINIA - ZERMATT

September 29, 2023
September 2023

near Breuil-Cervinia, Valle d’Aosta (Italia)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

LE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR

Oito dias ao redor de um cume mítico! Inaugurado no verão de 2002, LE TOUR DU CERVIN (Matterhorn Tour) é, obviamente, o resultado de uma cooperação transfronteiriça significativa entre várias instituições do Valais (Cantão da região sul da Suíça) e da região de Aosta na Itália… Aproxima seis vales (Val d'Anniviers, Val d'Hérens, Vallée de la Matter, Valpelline, Valtournenche, Turtmanntal), ligando "culturas alpinas" muito específicas, seja nas encostas suíças ou italianas... com várias passagens de belas colinas e travessias de glaciares, sem perder no horizonte, quase diário, a nata dos quatro mil suíços, ao redor de uma silhueta famosa e arquetípica, o Cervino!

Optamos por realizar o circuito completo em 8 dias, com inicio e termino em Sankt Niklaus, sem recurso a meios mecânicos, à exceção do autocarro entre as localidades de Les Hauderes e Arolla. Percorre uma distância aproximada de 170km, sem complexidade técnica, mas as etapas são longas e com grandes desníveis a superar, a diferença de altitude positiva total é superior a 10.000 metros. O percurso tem duas passagens de glaciares que não são difíceis, mas exigem cuidado.

Em cada vale encontra-se pequenas cidades alpinas com todo o tipo de serviços de apoio ao tour: vários tipos de alojamento, lojas, supermercados, onde está garantido um lugar para comer e/ou dormir. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha (3 noites) e parques de campismo (5 noites). Durante oito dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira. Sem dúvida, uma experiência para recordar ao longo da vida…

TRILHA DAS ETAPAS

in: https://www.suisse-itinerance.ch/trekking/37-tour-du-cervin.html

DESCRIÇÃO DA ETAPA

(6/8) BREUIL CERVINIA A ZERMATT . 🕐 9h40min | 👣 21,9km | 📈 1422m | 📉 1868m

Etapa dedicada ao Cervino / Matterhorn: a silhueta altiva é omnipresente, acima da estação de Breuil Cervinia. A pista de sky de Plan Maison leva-nos ao refúgio Theodulo (3.317m), entre Matterhorn e o Monte Rosa, numa atmosfera de alta montanha. A descida para Zermatt começa com a passagem fácil do glaciar que leva à estação do teleférico Trockener Steg. A paisagem suaviza e torna-se verde novamente até chegar aos esplêndidos chalés de Furi, que antecede a frenética e turística localidade de Zermatt.

Saímos de Breuil Cervinia (1.995m), inicialmente por um caminho de pé posto, até Tza de Vielle (2.450m) e depois pela pista de sky de Plan Maison até à estação do teleférico de Fornet (2.869m), uma subida monótona que ainda continua por Bontadini (3.041m), onde encontramos um bar/restaurante, e só termina no Rifugio Theodulo (3.317m), entre Matterhorn e o Monte Rosa. Pela altitude teríamos tudo para estar uma atmosfera de alta montanha, pena a quantidade de cabos e postes dos ascensores que circundam na passagem. Aproveitamos o magnifico sol do dia para uma longa pausa na esplanada do refugio enquanto desfrutávamos da sua envolvência.

Retomando o caminho, iniciamos a descida, passando perto do Theodulopass, e seguimos ao longo do glaciar, sem qualquer dificuldade ou necessidade de qualquer equipamento técnico, em direção a Trockener Steg (2.939m) onde termina o glaciar e de onde temos novamente magníficas vistas sobre o Cervino / Matterhorn.

Aqui seguimos o trilho à direita que desce em direção a Zermatt passando por Furi (1.829m). Agora a encosta suaviza e vários caminhos levam a Zermatt. Optamos por seguir o caminho que passa por Zum See, uma cidade típica da região com inúmeros restaurantes e cafés. Continuando a descer chegamos à estrada movimentada que nos leva ao centro de Zermatt (1.606m), a praça Kirchplatz. Atravessamos a praça e seguimos pela rua Bahnofstrasse, cheia de lojas, bares, restaurantes e supermercados até ao Camping Zermatt (1.599m), local de pernoita desta etapa.

Opção meios mecânicos: Teleférico Breuil Cervinia a Plan Maison, ganho de (+-) 870m de desnível positivo.

FICHA TÉCNICA
Realização: 7 setembro de 2023
Percurso: Breuil Cervinia - Tza de Vielle - Plan Maison - Fornet - Rifugio Theodulo - Trockener Steg - Furi - Zermatt (Camping Zermatt)
Distancia: 21,9kms
Duração: 9h40min
Tempo em movimento: 6h09min
Tempo parado: 3h31min
Movimento médio: 3,56km/h
Acumulado positivo: 1422m
Acumulado negativo: 1868m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

BREUIL CERVINIA (TERMINAL BUS)

TZA DE VIELLE

CAMPING ZERMATT

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Oct 13, 2023

Excelente perspetiva do Cervino! Obrigado pela partilha.