LE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (5/8) 👣 PRARAYER - BREUIL CERVINIA

Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (5/8) 👣 PRARAYER - BREUIL CERVINIA Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (5/8) 👣 PRARAYER - BREUIL CERVINIA Photo ofLE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR (5/8) 👣 PRARAYER - BREUIL CERVINIA

12 mi
September 28, 2023
September 2023

near Prarayè, Valle d’Aosta (Italia)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

LE TOUR DU CERVIN 🗻 MATTERHORN TOUR

Oito dias ao redor de um cume mítico! Inaugurado no verão de 2002, LE TOUR DU CERVIN (Matterhorn Tour) é, obviamente, o resultado de uma cooperação transfronteiriça significativa entre várias instituições do Valais (Cantão da região sul da Suíça) e da região de Aosta na Itália… Aproxima seis vales (Val d'Anniviers, Val d'Hérens, Vallée de la Matter, Valpelline, Valtournenche, Turtmanntal), ligando "culturas alpinas" muito específicas, seja nas encostas suíças ou italianas... com várias passagens de belas colinas e travessias de glaciares, sem perder no horizonte, quase diário, a nata dos quatro mil suíços, ao redor de uma silhueta famosa e arquetípica, o Cervino!

Optamos por realizar o circuito completo em 8 dias, com inicio e termino em Sankt Niklaus, sem recurso a meios mecânicos, à exceção do autocarro entre as localidades de Les Hauderes e Arolla. Percorre uma distância aproximada de 170km, sem complexidade técnica, mas as etapas são longas e com grandes desníveis a superar, a diferença de altitude positiva total é superior a 10.000 metros. O percurso tem duas passagens de glaciares que não são difíceis, mas exigem cuidado.

Em cada vale encontra-se pequenas cidades alpinas com todo o tipo de serviços de apoio ao tour: vários tipos de alojamento, lojas, supermercados, onde está garantido um lugar para comer e/ou dormir. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha (3 noites) e parques de campismo (5 noites). Durante oito dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira. Sem dúvida, uma experiência para recordar ao longo da vida…

TRILHA DAS ETAPAS

in: https://www.suisse-itinerance.ch/trekking/37-tour-du-cervin.html

DESCRIÇÃO DA ETAPA

(5/8) PRARAYER A BREUIL CERVINIA . 🕐 10h | 👣 19,3km | 📈 1397m | 📉 1414m

Hoje temos uma etapa onde a “especificidade” do lado italiano, mais selvagem e mineral, continua a se desdobrar: o itinerário sobe numa atmosfera austera pelo caos rochoso ao Col de Valcounera (3.066 m). Aqui, a vista do Mont Dragon e do Grande Lago é magnifica, e à nossa frente abre-se o caminho “Conca di Cignana”. A descida até Breuil Cervinia é longa… são mais de 4 horas e de 1.000 metros de desnível.

Saímos do Rifugi Prarayer(2.010m) seguindo as indicações da rota 12, que nos levará ao Colo de Valcounera. Atravessamos o rio por uma ponte e entramos numa floresta que subimos paulatinamente ao longo da margem direita da Torrente Valcournera até chegar a Alpage Valcornera (2.165m), onde encontramos um pastor com uma grande manada de vacas no sentido descendente. Continuamos a subir ao longo da margem direita da linha de água em direção ao glaciar que se avista no final do vale.

Uma rocha sinalizada, indica o caminho à esquerda que leva para a íngreme encosta que vamos subir. A partir daqui o declive torna-se mais acentuado e por vezes temos de recorrer a degraus e correntes para o ultrapassar até uma zona mais plana. Aproveitamos para uma breve pausa e reforço da manhã.

Um pouco à frente já vemos o Colo de Valcounera no horizonte, antecede-lhe uma imensidão de pedras (caos rochoso) que temos de transpor. Itinerário desconfortável onde temos de “saltar” de pedra em pedra, depois o trilho torna-se mais ingreme e a pedra solta torna-se um desafio à progressão. O lado positivo é que o trilho está bem marcado com tinta nas pedras que permitem seguir e encontrar o degrau mais confortável até chegar ao Col de Valcounera (3.066m). A vista do Mont Dragon e do Grande Lago é magnifica, e à nossa frente abre-se o caminho “Conca di Cignana”…

Do colo descemos em direção ao Refúgio Peruca, onde chegamos depois de passar por uma área desconfortável por ser um terreno muito íngreme e escorregadio, embora esteja equipado com uma corda para facilitar a descida em alguns momentos.

Desde o Rifugi Peruca (2.910m), o caminho continua descendo, passa por um pequeno refugio sem guarda muito bem conservado e limpo, Bivacco Duccio Manenti (2.806m). Mais abaixo encontramos uma bonita queda de água, o trilho segue ziguezagueando até chegar à Alpage Chevalier (2.312m). A partir daqui seguimos a rota 109 até Breuil-Cervinia.

Começamos por subir uma pequena colina, a Finistra di Gignana (2.441m), magnificas panorâmicas da imensidão de cumes envolventes. Seguimos o caminho que indica Perreres, onde temos, do lado italiano, as primeiras vistas impressionantes do Cervino ou Matterhorn. Continuamos a descer por Tza Grillon, na bifurcação rodamos à direita, waypoint Droite, e seguindo o caminho por zonas de pastagens alcançamos uma zona de lazer / parque de merendas onde aproveitamos para fazer um cappuccino. Depois, seguimos o caminho que acompanha o lado esquerdo de Torrente Marmore até Breuil Cervinia (1.995m), onde se encontra vários serviços de apoio: transportes, alojamentos, lojas, supermercados.

Tínhamos planeado a pernoita em tenda no Camping Glair que se localiza a aproximadamente 10km da cidade. A estação de autocarros encontra-se logo à entrada de Breuil Cervinia e existem vários horários ao longo do dia, desde as 7:30h até às 20:30h. Teríamos de tomar o BUS 503 ou 504 até Valtournenche Moulin. Tínhamos planeado, mas acabamos por alterar os planos… Lembram-se do Patrick e do Bertrand que conhecemos na etapa anterior, na travessia do Alto Glaciar de Arolla? Pernoitaram connosco no refugio de Prarayer e ofereceram-nos estadia no apartamento que tinham alugado em Breuil Cervinia. Assim poupamos a viagem de autocarro de 30 minutos para o parque de campismo e no dia seguinte de regresso a Breuil Cervinia.

FICHA TÉCNICA
Realização: 6 setembro de 2023
Percurso: Rifugio Prarayer - Alpage Valcornera - Col de Valcounera - Rifugi Peruca - Alpage Chevalier - Finistra di Gignana - Tza Grillon - Breuil Cervinia
Distancia: 19,3kms
Duração: 10h06min
Tempo em movimento: 5h54min
Tempo parado: 4h12min
Movimento médio: 3,28km/h
Acumulado positivo: 1397m
Acumulado negativo: 1414m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PictographMountain pass Altitude 7,934 ft

FINESTRA DI CIGNANA

BELVEDERE CERVINO

BREUIL CERVINIA (BUS TERMINAL)

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Oct 3, 2023

Magnífica descrição. Já está nos meus favoritos!