Trilha Cristal Água Laranja (10km), Parque Nacional, Brasília - BR

Photo ofTrilha Cristal Água Laranja (10km), Parque Nacional, Brasília - BR Photo ofTrilha Cristal Água Laranja (10km), Parque Nacional, Brasília - BR Photo ofTrilha Cristal Água Laranja (10km), Parque Nacional, Brasília - BR

December 16, 2023
December 2023

near Setor de Oficinas Norte, Distrig Kevreadel (Brazil)

O Parque Nacional de Brasília, também conhecido carinhosamente por Água Mineral, foi criado no ano de 1961, e com seus 42.389,01 hectares abrange as regiões administrativas do Plano Piloto; Sobradinho e Brazlândia, além do município de Padre Bernardo (GO).
Detentor de uma rica vegetação como: mata de galeria, cerradão, mata seca, campo sujo, campo de Murundus, entre outros.
Também serve de berço para animais de espécies raras ou ameaçadas de extinção como: Lobo-Guará, Tamanduá-bandeira, tatu-canastra, jaguatirica, entre outros.
Sua principal atração são as piscinas de água natural e corrente, Piscina Pedreira (piscina velha) e Piscina Areal (piscina nova), construída devido a demanda da região.

Para os aventureiros, a Água Mineiral dispõe de duas trilhas:

•Capivara: trilha leve, com cerca de 20 minutos de caminhada, podendo ser feita por crianças e respectivos responsáveis.
E a trilha deste domingo à tarde, Cristal Água.

Vale lembrar que a trilha Cristal Água possui 3 "níveis": Cristal Água Rosa (5km), Cristal Água Laranja (10km) e Cristal Água Azul (15km). Os 3 níveis compartilham do mesmo início e do mesmo final.
* Nível escolhido: Cristal Água Rosa (5km).

Optamos por nos encontrar próximo ao bebedouro na entrada para a piscina velha (Piscina Pedreira).
*Deste ponto iniciei a contagem da trilha.

Para o início oficial da trilha é necessário fazer uma subida de 10 a 15 minutos, um tanto íngreme, que talvez seja necessário recobrar o fôlego no final. 😅

Passamos pela Trilha Capivara, Centro de Educação Ambiental e Ilha da Meditação (se tiver um tempo mais flexível, vale a pena conhecer).

A trilha se inicia em uma placa com as respectivas informações da trilha: divisão da trilha (níveis), cores, informações sobre sinal de telefone celular e um número para entrar em contato caso ocorra alguma intercorrência no projeto.

A trilha é leve, basicamente estradões e retas, poucas intercessões, bem sinalizada pelas pegadas de bota na cor respectiva da quilometragem decidida a ser feita.
*Neste caso, pegada na cor ROSA.

Mais próxima ao córrego, ela se torna uma trilha mais fechada e mais fresquinha (mata de galeria).
No período chuvoso é possível se deparar com trechos escorregadios e com poças d'água, e no período de seca muita poeira.
Em outros trechos encontramos um pouco de cascalho.

Na metade da trilha encontramos um ponto de descanso/abrigo semelhante a um ponto de ônibus, infelizmente não tão bem conservado para ser usado como abrigo para chuva, por possuir uma parte destelhada. Porém, é um bom lugar para um breve descanso.

No quilômetro final da trilha temos uma subida levemente íngreme, mas nada para se preocupar.

Nos metros finais da trilha nos deparamos com uma ducha de água corrente, derivada do "suspiro" (alívio da pressão) do sistema de captação e distribuição de água no interior do parque, para poder se refrescar ao final da trilha.

A trilha em formato de circuito possui uma explosão de flona e flora típicas do bioma Cerrado!

*A trilha foi finalizada próxima a Piscina Pedreira, assim como seu início.

Localização:
Via Epia BR-040-Setor Militar Urbano.
*Ponto de ônibus "próximo" à portaria principal.

Horário de visitação:
Todos os dias com entrada de 8h às 16h e permanência até 17h.
*Feriados como: Paixão de Cristo, Finados, Natal e 1º de janeiro, o Parque Nacional é fechado.

Ingressos:
•Público geral: R$32,00 reais
•Desconto Brasil (brasileiro ou estrangeiro residente): R$18,00 reais.
•Mensalista: R$160,00 reais.
*Insetos:
• Crianças com 12 anos incompletos.
• Pessoas a partir dos 60 anos.

Dicas:
•Procure usar roupas leves e confortáveis.
•Se possível um calçado mais adequado para trilha.
•Não esquecer da água e protetor solar.
•Devido a alta incidência solar dê preferência a boné, chapéu ou viseira.

Observações:
•É permitida a entrada de alimentos, mas atenção não é permitida a entrada de bebidas alcoólicas e objetos cortantes/perfurantes.
•Apesar de possuir um quiosque voltado para alimentação, ele encontra-se fechado desde o período da pandemia.
•O Parque Nacional dispõe de banheiros, bebedouros e posto médico.
•Cuidado com carrapatos, opte por não sentar na grama, dê preferência a cangas ou toalhas de piquenique.
•Devido aos grupos de macacos prego que visitam as piscinas com frequência, não deixe seus alimentos expostos.
•Sinal de celular funciona.
•Para qualquer intercorrência durante a trilha telefone para: (61) 32334553

Início da trilha

Siga em frente

Ponto para Descanso

Ponto com sombra, bancos e um córrego.

Um possível ponto para descanso.

Vire a direita

Vire à esquerda

Ao virar a esquerda você encontrará uma bucha para se refrescar.