Lapinha Tabuleiro (Lapinha e Breu)

one day 10 hours 32 minutes
October 26, 2021
October 2021

near Lapinha da Serra, Minas Gerais (Brazil)

Travessia Lapinha da Serra - Tabuleiro, passando pelo pico da Lapinha e Pico do Breu.
O grande fluxo de trilheiros é somente até o pico da Lapinha. Até o Breu as marcações são mais visíveis para contorna-lo e não para subir. Fomos em um grupo de três mulheres, já programadas para subir os dois picos e prosseguir com a travessia até a casa do Seu Zé, pois o Lucas fechou o camping da Ana Benta, que era um bom ponto de apoio, em termos de localização. Mas confesso que preferia ter feito em mais tempo. Por isso o primeiro dia foi difícil. Sorte que estava nublado e deu uma amenizada na temperatura, e que também não choveu.
Depois da casa do seu Zé e da Dona Maria é tudo muito bem demarcado e as distâncias são menores, além de se poder fazer os trechos somente com mochila de ataque.
A intensão era fazer a cachoeira do Tabuleiro por cima e por baixo, mas o segundo dia amanheceu chovendo fino mas com uma forte névoa e é contra indicado ir na parte de cima nessas condições, então fizemos o trecho até a sede do Parque no final da manhã, assim que o tempo abriu e já fomos direto para a parte baixa da cachoeira.

Para subir o pico do Breu a trilha é pouco marcada. Somente a parte de ataque ao cume que é de escalaminhada. No alto é mais plano. A descida é bastante íngreme e pouco marcada, pelo menos no começo.

Atravessamos pelas pedra mas se estiver mais cheio não vai dar

Nós perdemos quando passamos a portei anterior. Mas voltamos para o caminho, que é quase uma estrada bem marcada

• Photo of rodrigodantas
    rodrigodantas Nov 14, 2021

Blz Tati
    Precisa fazer reserva nos camping?

• Photo of thatilira
    thatilira Nov 14, 2021

Oi Rodrigo, precisar não precisa, mas pode ser que vc chegue num período com muita gente ou excursão grande e fique sem vaga (e sem comida). Nós não fizemos reserva, mas atravessamos numa segunda e só tinha a gente na travessia inteira.

• Photo of rodrigodantas
    rodrigodantas Nov 14, 2021

No primeiro dia vc subiu o pico do breu e dormiu na casa de seu Chico?

• Photo of thatilira
    thatilira Nov 14, 2021

Subimos o Pico da Lapinha, do Breu e dormimos no Seu Zé e Dona Maria. Fica melhor localizado para a parte alta do Tabuleiro e depois para tocar para o Parque e parte baixa.
    Minha trilha tá meio rateada no final. Depois do seu Chico demos uma perdida. Pega essa parte na trilha do Marcelo (tem o nome dele na trilha)