Lapa dos Dinheiros - Cornos do Diabo, Cabeça da Velha, Sumo e Buraco da Moura

Photo ofLapa dos Dinheiros - Cornos do Diabo, Cabeça da Velha, Sumo e Buraco da Moura Photo ofLapa dos Dinheiros - Cornos do Diabo, Cabeça da Velha, Sumo e Buraco da Moura Photo ofLapa dos Dinheiros - Cornos do Diabo, Cabeça da Velha, Sumo e Buraco da Moura

February 20, 2023
February 2023

near Lapa dos Dinheiros, Guarda (Portugal)

Belissimo percurso, quase sempre acompanhado, por agua - barragem; canais, levadas e praia fluvial.
Este percurso com múltiplos pontos de interesse, permite contemplar, entre outros, os Cornos do Diabo; o Sumo da Ribeira da Caniça e os seus imponentes blocos graniticos, um Castro anterior à ocupação Romana; a Cabeça da Velha; a Cova da Moura e múltiplas capelas.
Tecnicamente é exigente, devido a duas descidas. A primeira requer cuidados, trata-se da descida até ao canal, junto aos Cornos do Diabo. A segunda é muito perigosa, é a descida junto às tubagens que conduzem a agua para a central de produção da electricidade. Atenção que não há necessidade de descer ate ao final da tubagem. No registo é visível, que houve necessidade de voltar atrás, para retomar o trilho.
Devido a esta descida, recomendo a realização do percurso em sentido contrário.