Lamas de Mouro - Penedo do Lagarto - Lamas de Mouro 2022

Photo ofLamas de Mouro - Penedo do Lagarto - Lamas de Mouro 2022 Photo ofLamas de Mouro - Penedo do Lagarto - Lamas de Mouro 2022 Photo ofLamas de Mouro - Penedo do Lagarto - Lamas de Mouro 2022

September 3, 2022
September 2022

near Lamas de Mouro, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho feito em Agosto de 2022.
Este trilho tem por base o trilho "Porto Ribeiro + Penedo do Lagarto JUL2016" do Truka e o Trilho marcado que liga Lamas de Mouro a Castro Laboreiro.
O trilho é de dificuldade moderada/difícil sendo necessário a utilização de dispositivo GPS e alguma atenção à leitura do terreno. Existem zona onde o trilho está tapado com mato e, por isso, é necessário fazer alguns desvios ou orientação à vista. Existem bastante mariolas pelo caminho que ajudam à navegação. Todo o trilho é revestido de uma beleza imensurável, nomeadamente a flora (matos rasteiros, turfeiras, bosques) e as formações rochosas (grandes blocos graníticos e escarpas) assim como a paisagem envolvente (lado de Castro Laboreiro e lado de Lamas). O ex-libris deste trilho é o Penedo do Lagarto . Trata-se de uma formação rochosa muito conhecida que se assemelha a um lagarto e sobre a qual existe uma lenda que diz que se trataria de um lagarto que devorava quem por ali passasse e que em dada altura foi transformado em rocha por uma fiadeira. O trilho requer alguma preparação física e destreza já que se passam algumas zonas de obstáculos e subidas/descidas acentuadas. Senti que foi um trilho seguro quanto a cães. Apenas avistámos alguns garranos e algumas vacas.
Nesta versão de trilho, não fomos a alguns miradouros marcados por acharmos que não valeria a pena já que durante todo o trilho se consegue ter uma perspectiva do que nos rodeia ao longe. Demorámos cerca de 6 h porque íamos acompanhados da nossa filha de 10 anos e, no, início levámos 1h a desbravar tojos com a catana (algo que neste GPX foi corrigido). Adorámos o trilho e recomendamos a amantes de natureza selvagem com espírito aventureiro. Fica a nota de que durante todo o trilho tivemos rede telefónica (NOS e VODAFONE).