Lajes das Flores - Lagoa da Lomba - Lomba - Fazenda - Lajes das Flores

August 27, 2023
August 2023

near Lajes das Flores, Açores (Portugal)

Os primeiros 3km cumpridos com esforço, pois têm subida acumulada média de 15%...
Entretanto, sensivelmente a meio dela entramos no nevoeiro, o que até não calhou mal pois o esforço aquecia os corpos 😁. Ao fim da subida, seguiram-se os restantes km em terreno plano ou ligeiramente a descer. Pelo caminho colher e comer muitas amoras boas e gordas. Mesmo antes da Lagoa vimos um ansião que com o auxílio de uma foice, progredia na vala de drenagem da estrada, onde abundam as silvas, e colhia amoras "industrialmente" 😄. Exibiu um grande copo cheio delas, e disse que era a medida para vender.
Volvidas algumas dezenas de metros, chegamos à Lagoa que encerrava algum misticismo devido ao nevoeiro.

Na parte alta, desde a Lagoa, sempre nevoeiro, ao bom género das zonas altas Açorianas, só com excepção da Graciosa (e não todos os dias) que por ser a ilha com relevo mais baixo, é menos dada a este tipo de clima.
Muito musgo e linken, até nas zonas da estrada junto às bermas.
Este trilho foi sempre feito em asfalto, por termos qualquer outra referência.
Descemos passando por manchas de gado e, junto ao fim da freguesia da Lomba, uma zona com plátanos de grande porte perfilados na berma da estrada. Depois foi passar por Fazenda e ver a sua simples e linda igreja, e regressar a casa passando pelas Lajes
Este trilho foi também gravado aqui no Wikiloc em duas etapas com inúmeras fotos