Laguna Quilotoa

May 31, 2019
July 2017

near Cuizán, Cotopaxi (Ecuador)

Após conhecermos a cidade de Latacunga (base para quem quer ir visitar a lagoa) no nosso primeiro dia, partimos rumo a Laguna Quilotoa na manhã do dia seguinte.

Entramos no ônibus para o povoado de Zumbahua, que custou 1,5 dólares por pessoa e levou 1h30min de viagem. Desta vila pegamos uma caminhonete até a lagoa por mais 5 dólares pelo grupo. O trajeto revela incríveis vistas do Vulcão Cotopaxi, que visitaríamos no próximo dia.

A Laguna Quilotoa é uma lagoa fabulosa situada no interior de uma cratera vulcânica.

É possível dar a volta na lagoa por uma trilha de 10 km e também há um trekking de 4 dias que passa por diversos povoados indígenas, mas tínhamos apenas um dia para desfrutar do lugar.

Fizemos uma trilha até o nível da água da lagoa e as vistas foram maravilhosas. Aconselho imensamente que venha até aqui visitá-la e caminhar até sua base. A descida durou cerca de 50 minutos e a subida de volta por volta de 1 hora.

Para o regresso, encontramos um ônibus que ia direto à cidade de Latacunga, sem necessidade de regressar a Zumbahua. O trajeto durou 2 horas e custou 2,5 dólares para cada.