Activity

Lagoa - Salselas

Download

Trail photos

Photo ofLagoa - Salselas Photo ofLagoa - Salselas Photo ofLagoa - Salselas

Author

Trail stats

Distance
11.41 mi
Elevation gain
0 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
197 ft
Max elevation
2,057 ft
TrailRank 
31
Min elevation
1,242 ft
Trail type
One Way
Moving time
45 minutes
Time
one hour 53 minutes
Coordinates
52
Uploaded
April 28, 2023
Recorded
April 2023
Share

near Lagoa, Bragança (Portugal)

Viewed 19 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofLagoa - Salselas Photo ofLagoa - Salselas Photo ofLagoa - Salselas

Itinerary description

Lagoa - Salselas

Waypoints

PictographPhoto Altitude 2,421 ft
Photo ofCromite de Morais Photo ofCromite de Morais Photo ofCromite de Morais

Cromite de Morais

*Cromite de Morais* -G23 Este local exibe crusta oceânica à superficie (pode-se pisar nela). Existem peridotitos, mais especificamente diorite, rochas ricas em Cromo, Ferro e Niquel, sendo este ultimo um inibidor de crescimento, fazendo com que esta zona tenha vegetação rasteira e de pequeno porte e não permite o crescimento de agricultura. Estas condições no entanto deram origem a plantas adaptadas a este elemento, que é bastante usado na limpeza de minas. Ha tambem presensas de serpentinite, originada aquando a obducçao dos continentes.

PictographPhoto Altitude 1,342 ft
Photo ofGnaisse de Lagoa Photo ofGnaisse de Lagoa Photo ofGnaisse de Lagoa

Gnaisse de Lagoa

*Gnaisses de Lagoa* -G31 Esta formaçao rochosa tem relevancia internacional pois estes gnaisses ocelados contém mega cristais de feldspatos que, devido ao arrastamento dos continentes após a sua obducçao e o metamorfismo gerado por pressão e temperatura, esticaram na mesma direçao para a qual o continente se movimentou.

PictographPhoto Altitude 1,265 ft
Photo ofDescontinuidades de Lagoa Photo ofDescontinuidades de Lagoa Photo ofDescontinuidades de Lagoa

Descontinuidades de Lagoa

*Descontinuidades de Lagoa* -G32 Nesta paisagem verifica-se o afloramento de rochas do manto, crusta inferior e superior. (Aqui era suposto meter as rochas que tavam escritas no cartaz mas eu nao as escrevi). Por isso aqui presenciam-se representações das descontinuidades sísmicas de Moho, Conrad e , isto está muito bem explicado no cartaz informativo junto à paisagem. O afloramento mais antigo desta zona tem 1/4 da idade da Terra.

PictographPhoto Altitude 1,951 ft
Photo ofCalcários de Salselas Photo ofCalcários de Salselas Photo ofCalcários de Salselas

Calcários de Salselas

*Calcários de Salselas* -G16 A presença desta formação na crusta continental veio da obducçao da placa continental ■raynar■, este acontecimento levou ao arrastamento e metamorfismo de calcários ja existentes, levando à formação destes metacalcários. Esta zona foi usada tambem para a exploração humana de ?calcite?, mas foi mantida parte dela para a preservação da historia geológica do planeta.

PictographPhoto Altitude 2,064 ft
Photo ofMetavulcanitos da Fraga da Pegada Photo ofMetavulcanitos da Fraga da Pegada Photo ofMetavulcanitos da Fraga da Pegada

Metavulcanitos da Fraga da Pegada

A Albufeira do Azibo foi criado pelo Homem. O conteúdo do rifte juntou-se e formou os vulcanitos, sofre metamorfismo e forma de facto os metavulcanitos. Os nossos antepassados deixaram marcas como: pegadas, ferraduras, desenhos e cruzes.

Comments

    You can or this trail