Lagoa do Japonês - Jalapão

21 minutes
August 4, 2019
August 2019

near Pedra Preta, Tocantins (Brazil)

O Jalapão é uma das regiões mais bonitas do Brasil, com sua vegetação de cerrado e muita água apesar da paisagem parecer de região seca. As serras, cachoeiras e fervedouros são as principais atrações do Jalapão, além das dunas e o cerrado.
Conhecer o Jalapão envolve uma infraestrutura especial, a região é muito grande, as estradas são de terra e areia, qualquer opção envolve transporte em veículos 4x4. As opções de caminhada são muitas, mas são pouco exploradas. Nós optamos por contratar um pacote com agências turísticas local, os passeios foram acima de nossas expectativas, visitamos quase todos os fervedouros e ficamos em pousadas ótimas, porém não tivemos uma boa experiência com nosso guia que é o dono da agência e conviver por vários dias com uma pessoa desagradável é uma experiência ruim, por isso não indicarei o contato deles. A maioria dos atrativos do Jalapão estão em área privada com cobrança de taxa para entrada, o pacote que contratamos já incluía essas taxas.
Para aumentar a beleza no interior do cânion existe uma gruta e no interior da gruta uma claraboia com uma cachoeira.
Continuando a caminhada chega-se a uma prainha ali entramos na água e continuamos a caminhada pelo leito do rio até a última e mais volumosa cachoeira do cânion. Por motivos de segurança é proibido se aproximar dessa cachoeira. O spray da cachoeira dificulta fotografá-la.

Retornarmos, pelo mesmo caminho, para o carro e fomos ver o Cânion por cima, outro show.

Localizada em uma propriedade particular no município de Pindorama do Tocantins, tem esse nome devido à descendência oriental de um antigo dono.
A lagoa do Japonês com suas águas transparentes e azul é um lugar imperdível. O leito da lagoa é de rocha calcária com bordas afiadas que podem cortar a pele com facilidade, lá o ideal é flutuar e usar mascara e snorkel para ver os peixinhos e o fundo da lagoa. No lado direito da lagoa as águas adentram uma gruta criando um espetáculo a parte, ali podemos sair da água para conhecer a parte seca da gruta. É preciso tomar cuidado para não bater a cabeça nas rochas com cantos afiados.

Na margem da lagoa tem uma trilha que dá acesso à gruta por uma entrada na parte superior, ali é preciso cuidado para passar pelas rochas desmoronadas. Dentro da gruta a trilha segue e podemos ver as águas formando um lago no interior da gruta.

Os peixinhos da lagoa são uma diversão, se a pessoa ficar imóvel no interior da água logo eles aparecem para fazer uma limpeza de pele dando bicadinhas nos pés, nas costas, pernas, o difícil é aguentar por muito tempo.

A lagoa está em propriedade privada e cobra taxa de ingresso. Você pode alugar colete, mascara e snorkel no local.

A infraestrutura do local inclui vestiários, banheiros e restaurante.