Lagoa do Cântaro e Ascensão ao Cântaro Gordo

Photo ofLagoa do Cântaro e Ascensão ao Cântaro Gordo Photo ofLagoa do Cântaro e Ascensão ao Cântaro Gordo Photo ofLagoa do Cântaro e Ascensão ao Cântaro Gordo

17 minutes
June 16, 2019
January 2010

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Trilho de montanha com alguma exigência física e técnica. O percurso é curto em distância e com desnível acumulado pouco significativo, mas exigente devido ao traçado bastante irregular de todo o trilho, a algumas trepadas que são necessárias fazer para a ascensão ao cume do Cântaro Gordo e à dificuldade da descida no regresso. Não recomendado a pessoas com vertigens ou dificuldades de mobilidade em passagens mais técnicas ou expostas.

O trilho inicia-se e termina no Covão d'Ametade (existe estacionamento junto ao Covão) e encontra-se parcialmente sinalizado por marcações de PR (amarelas e vermelhas). Existem também mariolas (montinhos de pedras) ao longo de praticamente todo o percurso que ajudam à orientação. Devido ao pouco uso e manutenção deste trilho entre as Candeeirinhas e o Cântaro Gordo, é frequente que o crescimento do mato dificulte a orientação, mesmo com o uso de GPS.

A ascensão ao cume do Cântaro Gordo pela aresta Oeste é uma das mais bonitas da Serra, com vistas espectaculares para o Covão Cimeiro e Vale da Candeeira. A trepada não é tecnicamente difícil e não implica uso de cordas mas é relativamente exposta, podendo ser intimidante para quem não esteja tão à vontade na montanha. O acesso à aresta é feito um pouco "a olho" a trepar por uma encosta de grandes blocos e não se encontra sinalizada no terreno. Cuidado extra com a presença de neve e gelo em condições invernais.

Candeeirinhas

Covão Cimeiro

Covão d'Ametade

Cântaro Gordo

Fraga da Albergaria

Lagoa do Cântaro

• jfreves Jul 23, 2022

Fácil de seguir e acessível até ao cruzamento para a lagoa do cântaro (pouco depois das candeeirinhas), a partir daí o trilho vai estando cada vez menos batido e a partir da lagoa não existe praticamente nada para seguir além de algumas mariolas na subida íngreme com vegetação bastante densa. Devido ao desgaste da subida não fôssemos a subida ao cântaro gordo, descendo apenas para o covão, que apesar de ter de ser feita com cuidado é já bastante mais fácil de seguir.