La Via di Francesco (Caminho de Assis) 1/8: La Verna - Pieve Santo Stefano

Photo ofLa Via di Francesco (Caminho de Assis) 1/8: La Verna - Pieve Santo Stefano Photo ofLa Via di Francesco (Caminho de Assis) 1/8: La Verna - Pieve Santo Stefano Photo ofLa Via di Francesco (Caminho de Assis) 1/8: La Verna - Pieve Santo Stefano

September 11, 2019
September 2019

near La Beccia, Toscana (Italia)

Primeira etapa da Via di Francesco (Caminho de Assis). Antes de iniciar o caminho recomendo vivamente uma visita ao Santuário de La Verna e todo o espaço envolvente onde ficamos a conhecer um pouco mais da vida de São Francisco de Assis. Existe no local um refeitório de peregrinos. Esta etapa, de dificuldade média, leva-nos do Santuário de La Verna (1.147m) até Pieve Santo Stefano através das Florestas do Parque Casentino na Toscana. O caminho é feito praticamente sempre por bosques até Pieve Santo Stefano. A subida é gradual, apresentado uma subida íngreme no Monte Calvano (1.249m) e no Monte Modina (1.164m). As fontes de água estão presentes apenas no início e no final da etapa e não há centros habitados ao longo do percurso.

• Photo of giosolombrino
    giosolombrino Aug 21, 2020

Ciao, volevo chiederti che guida hai usato. Grazie

botatrilho Aug 21, 2020

Olá,
    Fiz várias buscas na Internet, mas as informações principais obtive no site www.viadifrancesco.it e fiz o download dos trilhos para GPS.
    Se precisar de mais alguma informação, estou ao dispor.
    Obrigado e boas caminhadas

• Photo of giosolombrino
    giosolombrino Aug 21, 2020

Grazie!! Mi chiamo Giovanni .Mi sto preparando per fare questo cammino a ottobre, sarei dovuto partire per il cammino portoghese ma c’è il problema quarantena se si torna dalla Spagna.e sto cercando informazioni . Se puoi dirmi in generale le tue impressioni , se ti è piaciuto il cammino ,se hai avuto difficoltà con la segnaletica, ho sentito Pellegrini che hanno avuto problemi con i cani da guardia alle greggi, Ho in programma di fare Bologna-Firenze sulla via degli dei per poi spostarmi a La verna e fare il cammino fino ad Assisi, pensi di fare La verna-Assisi in 7 giorni. Ti saluto e ti ringrazio anticipatamente per i ogni tuo aiuto.

botatrilho Aug 22, 2020

Olá Giovanni,
    O meu nome é Eduardo. Com certeza terás mais oportunidades para fazer o Caminho Português. Eu também já fiz e é um caminho que vale a pena fazer.
    La Via di Francesco (Caminho de Assis), é um caminho muito bonito, com paisagens fantásticas e muito cultural. Para mim foi uma excelente oportunidade de conhecer uma Itália diferente, as suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia. De uma forma geral as etapas estão bem sinalizadas, mas é sempre aconselhável levar os trilhos no GPS, para o caso de se optar por desvios alternativos ou falhar alguma sinalização. As etapas são um pouco desgastantes e cansativas porque tem muitas subidas e descidas. Em todas as etapas passas o dia a subir e a descer montanhas. Mas vale a pena. A caminhada correu sempre muito bem de La Verna até Assis e não tivemos nenhum problema com cães de guarda dos rebanhos. Eu fiz o caminho em 8 dias.
    Espero ter ajudado e desejo que tenhas uma boa caminhada.

• Vana Christ Oct 2, 2023

Bom tarde! Sou guia de turismo Regional e nacional. Estou fazendo uma pesquisa sobre trilhas que não seja pesada em Toscana. Para minha pesquisa, quais são indicadas?

botatrilho Oct 7, 2023

Olá. Os trilhos que conheço na Toscana são apenas os que fiz no caminho de La Via di Francesco. Poderá ver a descrição dos mesmos e o grau de dificuldade nas publicações que eu fiz dos trilhos. Boas pesquisas.