Pico de las nieves e Campanário - Ilha de Gran Canária

Photo ofPico de las nieves e Campanário - Ilha de Gran Canária Photo ofPico de las nieves e Campanário - Ilha de Gran Canária Photo ofPico de las nieves e Campanário - Ilha de Gran Canária

1901
July 19, 2022
July 2022

near La Culata, Canarias (España)

Pico de las nieves e Campanário - Ilha de Gran Canária

Percurso efetuado na ilha de Gran Canária com o objetivo de atingir o Pico de Las Nieves, o tecto da ilha, a partir de Llanos de la Pez.
O trilho fica situado numa extensa zona florestal, pelo que grande parte do percurso apresenta bastante sombra com exceção dos cumes (Campanário, pico de las Nieves e Agujereada) e durante cerca 1,5 Km, na segunda metade do trilho por provável incêndio ocorrido há uns anos atrás. A mancha florestal é constituída por pinheiros.
Na primeira metade do percurso utilizamos o sendero S51 Circular Llanos de la Pez, que se encontra muito bem marcado e sinalizado. A segunda parte é efetuado por senderos secundários e trilhos de pé posto.

Deixamos a viatura estacionada em Llanos de la Pez, uma área florestal recreativa e de merendas com WC e outros equipamentos.
O trilho Inicia-se com uma pequena descida, acompanhando a estrada do lado esquerdo. Adiante passamos por uma segunda zona de acampamento, Bailico.
Mais umas dezenas de metros viramos à esquerda e afastarmo-nos da estrada.
Iniciamos uma subida de inclinação ligeira.
Mais uns metros e temos um Mirador com panoramas da extensa mancha verde, montanhas com grandes falésias e à esquerda o Roque Nublo (um monólito, interessante formação gelo-morfológica, que é também um dos símbolos mais populares da ilha)
Mais adiante o trilho inclina um pouco mais com declive moderado durante cerca 1000 metros.
Ao Km 3,5 saímos do trilho principal para entrar num troço secundário com alguns hitos em direção ao Pico Campanário, um dos Picos mais altos da Ilha com os seus 1917 metros de altitude, fazendo parte da “Paisagem Protegida de las Cumbres”.
Este ponto dá-nos excelentes panoramas sobre toda a ilha, donde podemos avistar também a ilha de Tenerife. Para sudeste, as falésias são impressionantes. Vale bem a pena este desvio de um total de cerca de 900 m para apreciar as soberbas paisagens.
De volta ao trilho continuamos na área florestal de pinheiros com bastante sombra.
Por volta do Km 5 viramos 2 vezes à direita e iniciamos uma subida um pouco mais inclinada que nos irá levar ao Pico de las Nieves. Aqui continuamos até a base da Agujereada.
Voltamos para trás, entramos na estrada asfaltada, visitamos 2 poços de las nieves e continuamos por caminho de pé posto, iniciando a descida.
Passamos por uma zona florestal onde ocorreu um incêndio com vários pinheiros sobreviventes à triste ocorrência.
Por volta do Km 8 entramos em estrada asfaltada durante cerca 1,2 km, no fim dos quais entramos na zona de acampamento do Alto Passo. Continuamos por uma clareira do parque e ao fundo entramos num trilho mal marcado. Mais adiante o trilho torna-se mais evidente, entrando-se depois no barranco de los Hornos, que se encontra seco. Progredimos pelo barranco, e pela sua margem esquerda durante umas centenas de metros; passamos pelo albergue Cortijo de Huertas, um conjunto de vários bungalows.
Pouco depois estamos de volta a Llanos de la Pez, completando assim este fim belo trilho.