Joãozinho e Morro da Mensagem

July 16, 2023
July 2023

near Bom Sucesso, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada iniciada na Estrada das Perobas 2745. A ideia foi partir para o Joãzinho primeiro e finalizar no Morro da Mensagem. Em um momento na trilha, temos a bifurcação para os picos. A referência são as torres. Passando delas, encontramos a bifurcação.
Joãozinho começa em uma piramba que dá até pra passar batido. Temos de fazer essa trilha, fiquei pensando em alguns relatos que vi quando estava pesquisando. Peguei essa trilha com várias partes confusas e fechadas. Não tinha necessidade de usar facão, mas o contato com a vegetação era grande.
Vi relatos de 2 meses atras com gente falando que estava super aberto e sendo bem tranquilo de acessar o cume em uma velocidade boa. Eu recomendo atenção nessa trilha. Tem vários caminhos que não dão em lugar nenhum e bifurcações que vão surgindo que só fazem perde tempo. Deixei uma marcação na volta indicando a saída de uma pequena laje e a entrada na mata. Tem um totem e logo em frente uma árvore. Na descida, siga pelo lado direito da árvore.
Do cume podemos ver logo de frente João Grande, Maria Comprida e Monte de Milho.

Partindo para o Morro da Mensagem, trilha tranquila de orientação. Chegando na placa (local onde teve um acidente fatal), fizemos o contorno pela pedra. Logo de cara dá pra ver a descida. Esse trecho tem um terreno de terra solta, subidas e descidas íngremes. Faz 2 meses que teve um evento de corrida e foi colocado algumas cordas e fitas. As cordas vão ajudar muito na sua subida e descida. Finalizando o contorno, pegamos o ataque final ao cume. Visual 360 da região e logo a frente o percurso que dá para a Pedra de Itaipava.