João Grande

July 22, 2023
July 2021

near Santa Catarina, Rio de Janeiro (Brazil)

O João Grande é uma bonita montanha que faz parte do MoNa da Serra da Maria Comprida, em Petrópolis-RJ.
O acesso se dá por Secretário, pela Estrada da Rocinha. Atenção para o local onde vai deixar o carro. A estrada é bem estreita e tem poucos pontos de estacionamento. Evite prejudicar os moradores, pois a região já tem acesso complicado.
O começo da trilha fica dentro de uma propriedade particular. Quando fomos, a porteira estava com o arame farpado cortado, segundo informações, por vistoria de órgãos ambientais. Também não encontramos ninguém.
O primeiro trecho, ainda numa estradinha, estava bem tranquilo.
O início da trilha já estava bem fechado. A trilha estava marcada, mas bem suja. Isso perdurou inclusive nos trechos de mata entre as lajes de pedra. Muito galho prendendo nas roupas.
O cume tem uma pequena laje na lateral com uma vista privilegiada para a Maria Comprida, que é onipresente durante a maior parte da caminhada. Também podemos ver o Covanca, Joãozinho, Morro da Mensagem, entre outras montanhas da região.
Quando fomos, havia um livro de cume no local.