Activity

Jardim da Estrela

Download

Trail photos

Photo ofJardim da Estrela Photo ofJardim da Estrela Photo ofJardim da Estrela

Author

Trail stats

Distance
12.6 mi
Elevation gain
26 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
26 ft
Max elevation
304 ft
TrailRank 
30
Min elevation
304 ft
Trail type
Loop
Moving time
22 minutes
Time
one hour 50 minutes
Coordinates
204
Uploaded
October 23, 2019
Recorded
October 2019
Be the first to clap
Share

near Santos-o-Velho, Lisboa (Portugal)

Viewed 181 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofJardim da Estrela Photo ofJardim da Estrela Photo ofJardim da Estrela

Itinerary description

História do Jardim da Estrela: O Jardim da Estrela, mais tarde foi titulado por Jardim Guerra Junqueiro, é um jardim público situado na freguesia da Estrela, em Lisboa. Foi criado em meados do século XIX nos terrenos de António José Rodrigues.
Possui seis entradas sendo compostas por portões de ferro forjado.
Detém 4,6 hectares e encontra-se aberto ao público todos os dias, das sete horas da manhã até à meia-noite.
Apresenta dois parques infantis e um jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia. Junto à entrada para o Largo da Estrela, existe um Centro de Dia.

Waypoints

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofLodão

Lodão

Lodão ou Celtis australis é uma espécie de árvore caducifólia tradicionalmente incluída na família Ulmaceae. Encontra-se sobretudo em linhas de água, margens de ribeiras e rios, pois prefere os solos ricos e húmidos, apesar de ser pouco exigente quanto ao solo, resistindo em solos secos calcários ou siliciosos. A floração ocorre entre março e maio. As flores, sem pétalas, são hermafroditas, de cor amarela esverdeada e são pequenas. É muito usada como árvore ornamental em parques urbanos, jardins e ruas por causa da sua tolerância à poluição. Na Península Ibérica encontra-se sobretudo no centro e sul de Portugal.

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofOlaia

Olaia

A Olaia, árvore-de-judas ou ainda pata-de-vaca (Cercis siliquastrum) é uma árvore pequena com 10 a 15 metros de altura, nativa do sul da Europa entre outros países. No início da primavera, fica coberta com uma camada excessiva de flores arroxeadas, que aparecem antes das folhas. As folhas são caducas e as flores são comestíveis e têm um sabor ligeiramente ácido.

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofTipuana

Tipuana

Tipuana tipu, conhecida como Tipuana ou Amendoim-Acácia é originária da América do Sul do Norte da Argentina e da Bolívia. Os climas preferidos dessa planta são o temperado, tropical e o subtropical. A Tipuana é uma árvore florífera e caducifólia que possui uma copa bastante densa e ampla. Pode atingir uma altura de até 15 metros e a floração ocorre no final do inverno e na primavera. É usada no paisagismo, principalmente na arborização urbana, desde que haja bastante espaço disponível, pelo facto de ser uma árvore robusta e espessa.

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofCedro-dos-Himalaias

Cedro-dos-Himalaias

O Cedro-do-himalaia (Cedrus deodara), também designado como cedro-deodara é uma espécie de cedro nativo do Himalaia ocidental. É uma árvore conífera de grande porte, que chega a atingir 40 a 50 metros de altura, no máximo 60 metros, com um tronco que pode medir até 3 metros de diâmetro. As folhas são em forma de agulha, geralmente com 2,5 a 5 cm de comprimento, por vezes atingindo os 7 cm. O Cedro-do-himalaia é uma árvore ornamental apreciada pela elegância do seu porte, sendo frequente usada em parques e grandes jardins devido à sua folhagem pendente.

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofCastanheiro-da-índia

Castanheiro-da-índia

O Castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum) é uma árvore originária do este da Europa, mais concretamente noroeste da Grécia, centro e sul da Albânia e Bulgária. É robusta, tendo até 25 metros de altura, com copa enorme e abobadada. O seu fruto designa-se como castanha-da-índia, e é usado pela medicina popular contra problemas de circulação sanguínea. O início da floração ocorre em abril e o fim é em junho.

PictographTree Altitude 285 ft
Photo ofPlátano

Plátano

Os plátanos são árvores do gênero Platanus, da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia (Europa e Ásia) e da América do Norte e são típicas dos climas subtropical e temperado. No geral, são árvores de interesse ornamental, podendo atingir entre 40 e 50 metros de altura. Possuem folhas lobadas que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno. O mês de Julho é propício à propagação do plátano por estacaria.

PictographPhoto Altitude 292 ft
Photo ofLocal de Repouso

Local de Repouso

Neste jardim existem alguns locais de repouso e entretenimento, onde as pessoas podem descansar e passar algum tempo. Aqui algumas pessoas mais velhas passam o seu tempo a jogar às cartas.

PictographTree Altitude 285 ft
Photo ofPalmeira-das-vassouras

Palmeira-das-vassouras

A palmeira das vassouras ou Chamaerops humilis é a única espécie de palmeira nativa da Europa continental e encontra-se em Portugal, Espanha, França, Itália, em algumas ilhas mediterrânicas e Norte de África (Marrocos). A altura desta árvore varia entre o 1,5 metros e os 3 metros e a floração ocorre entre abril e junho. A maturação dos frutos ocorre entre as estações do verão e do outono.

PictographLake Altitude 272 ft
Photo ofLago

Lago

Neste lago há uma estátua em pedra, colocada junto de um lago do Jardim da Estrela, representando uma figura masculina com semelhança de um deus, que segura um cão, em que da boca sai água para dentro do lago.

PictographTree Altitude 271 ft
Photo ofBambu

Bambu

Bambu é a planta da subfamília Bambusoideae e tem orgim na China, Japão, Chile e Argentina. O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. O bambu apresenta um grande potencial agrícola. Além de ser um eficiente sequestrador de carbono, os bambus florescem a cada 100 ou 120 anos.

PictographTree Altitude 271 ft
Photo ofBananeiras

Bananeiras

As bananeiras são plantas do género Musa, um dos três que compõem a família Musaceae. É originária da Ásia, sobretudo do Sudeste Asiático e Filipinas, mas espalhou-se de forma por todas as regiões tropicais e sub-tropicais do mundo, sendo hoje uma das frutas tropicais mais cultivadas e consumidas. Para cultivar uma bananeira é necessário ter um espaço de alguns metros quadrados disponível, pois a bananeira multiplica-se e espalha-se muito facilmente por rebentos subterrâneos. Ela normalmente atinge entre 2,5 metros a 3 metros de altura, mas em alguns casos pode alcançar os 9 metros de altura.

PictographTree Altitude 274 ft
Photo ofCactos

Cactos

Cactaceae é uma família botânica de arbustos, árvores, ervas, lianas e subarbustos representada pelos cactos. Existe cerca de 176 gêneros e 2273 espécies. Os ramos longos, geralmente suculentos e alguns até comestíveis, produzem folhas fotossintéticas. As flores são isoladas, em geral muito grandes, simétricas e hermafroditas. São frequentemente usados como plantas ornamentais, e alguns na agricultura.

PictographTree Altitude 273 ft
Photo ofAlfarrobeira

Alfarrobeira

A alfarrobeira (Ceratonia siliqua), também conhecida como Pão-de-João ou Pão-de-São-João, figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto, é uma árvore de folha perene, originária da região mediterrânica que atinge cerca de 10 a 20 metros de altura. A floração acorre entre agosto e outubro. Sendo uma espécie dióica, as flores são geralmente unissexuais, havendo árvores masculinas e árvores femininas. Os frutos são vagens com cerca de 10 a 25 cm de comprimento, carnudas, que quando amadurecem evoluem de verde para castanho-escuro. Possuem no seu interior 10 a 16 sementes e são conhecidas por alfarrobas.

PictographTree Altitude 276 ft
Photo ofDragoeiro

Dragoeiro

Dracaena draco L., conhecida pelo nome comum de dragoeiro e pode atingir centenas de anos de idade, produzindo plantas arborescentes de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciado como planta ornamental nos jardins daqueles arquipélagos, o Dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat porém, pode atingir os 500 anos de idade. É uma planta arborescente que pode ultrapassar os 15 metros de altura. A floração ocorre entre agosto e setembro e a maturação dos frutos ocorre desde setembro a dezembro.

PictographTree Altitude 275 ft
Photo ofFigueira-estranguladora

Figueira-estranguladora

Ficus macrophylla, vulgarmente conhecida como a figueira-da-Austrália ou figueira-estranguladora, é uma grande e maciça figueira da família Moraceae, que pode atingir mais de 60 metros de altura. Esta espécie é nativa das florestas chuvosas da costa leste da Austrália. Costuma ser utilizada como uma árvore ornamental em parques públicos e jardins em climas mais quentes porém, deve ser plantada em locais espaçosos e longe de pavimentos ou muros, pois as suas raízes são extremamente agressivas

Comments

    You can or this trail