Activity

Jardim da estrela

Download

Trail photos

Photo ofJardim da estrela Photo ofJardim da estrela Photo ofJardim da estrela

Author

Trail stats

Distance
0.48 mi
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3 ft
Max elevation
264 ft
TrailRank 
32
Min elevation
264 ft
Trail type
Loop
Moving time
22 minutes
Time
45 minutes
Coordinates
137
Uploaded
October 23, 2019
Recorded
October 2019
Be the first to clap
Share

near Santos-o-Velho, Lisboa (Portugal)

Viewed 658 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofJardim da estrela Photo ofJardim da estrela Photo ofJardim da estrela

Itinerary description

O Jardim da Estrela é um dos mais bonitos jardins públicos da capital. Apesar de ser conhecido como Jardim da Estrela, este jardim de Lisboa chama-se Jardim Guerra Junqueiro e fica na Praça da Estrela.Construído no séc. XIX, mais propriamente em 1842, por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar, este é um jardim naturalista de concepção
romântica.
O Jardim Guerra Junqueiro foi inspirado nas linhas do parque à inglesa e, por isso, encontra-se rodeado por um bonito gradeamento. Possui cinco entradas e um miradouro.
Com cerca de 170 anos e uma área de 4,5 hectares, este jardim possui uma vegetação com grande interesse não só pela sua quantidade, como pela sua diversidade.
O Jardim da Estrela é um espaço muito agradável para passar momentos, divertidos, descontraídos, em família.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofjardim guerra junqueiro Photo ofjardim guerra junqueiro

jardim guerra junqueiro

Fauna: Cágados, Patos, Guarda-rios, Melros, Carpas; Flora: Figueira-Da-Austrália, Tipuana, Dragoeiro, Jacarandá, Ginkgo, Carvalho-Alvarinho, Cedro-Dos-Hemalaias, Araucária-De-Cook, Palmeira-Das-Vassouras, Palmeira-Das-Canárias, Alfarrobeira, Castanheiro-Da-Índia, Cedro-Do-Líbano.

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofOlaia

Olaia

Árvore de folha caduca, de porte médio, com tronco muitas vezes torcido. Folhas com a forma de coração. Flores muito vistosas, cor-de-rosa, com 5 pétalas: uma superior muito desenvolvida (chamada de estandarte), duas laterais e duas inferiores que podem estar soldadas, formando uma quilha. As flores são hermafroditas (estruturas femininas e masculinas na mesma flor) e começam a desabrochar em Março, antes do aparecimento das folhas. Os frutos são vagens, típicas da família das Leguminosas. É originária do Mediterrâneo oriental e Médio Oriente.

PictographPhoto Altitude 243 ft
Photo ofTipuana tipu

Tipuana tipu

Tipuana tipu, conhecida como Tipuana ou Amendoim-Acácia, é originária da América do Sul no Norte da Argentina e na Bolívia. Os climas preferidos dessa planta são o temperado, tropical e o subtropical, tornando-se capaz de suportar longas estiagens. A tipuana é uma árvore decídua e florífera, de copa ampla e densa. O seu tronco apresenta casca cinzenta escura, de superfície rugosa e fissurada, que é excelente para a fixação de plantas epífitas como orquídeas, bromélias e samambaias. As folhas são grandes, opostas, imparipinadas, compostas por numerosos folíolos oblongos e verdes. A floração ocorre no final do inverno e na primavera. Os frutos são do tipo vagem, indeiscentes e alados. Esta planta é muito utilizada para fins estéticos.

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofCedro-Dos-Himalaias

Cedro-Dos-Himalaias

Árvore de grande porte piramidal que pode, por vezes, atingir os 70 m de altura, com ramificações pendentes, irregularmente verticiladas. O tronco é direito, com cerca de 1 m ou mais de diâmetro, a casca é cinzento-escura, gretando em escamas irregulares. As folhas são aciculares e compridas (50 mm ou mais de comprimento), de cor verde-claro, dispostas em fascículos. Os cones masculinos são solitários, ovoides, eretos, com 7 a 12 cm de comprimento, com o ápice arredondado, erguidos no centro das rosetas de folhas. Os frutos são estróbilos (pinhas) ovoides, com 8 a 12 cm, que amadurecem entre o segundo e terceiro ano após a floração, desintegrando-se na maturação; As sementes são aladas.

PictographPhoto Altitude 256 ft
Photo ofCastanheiro-da-Índia

Castanheiro-da-Índia

O castanheiro-da-índia é da familia das Hippocastanaceae, tendo como nome comum castanheiro-da-índia, castanheiro-da-índia-de-flores-esbranquiçadas, castanha-de-cavalo, falso-castanheiro. Tem origem no Este da Europa, mais concretamente noroeste da Grécia, centro e sul da Albânia e Bulgária. É uma árvore frondosa, de folha caduca, até 25-35 (40) m de altura, tronco direito, com casca inicialmente acinzentada e mais ou menos lisa, escurecendo e fendendo-se em placas de contorno irregular, mais tarde. As folhas são caducas, surgindo na primavera antes das flores.

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofAgapanthus- plantas herbáceas

Agapanthus- plantas herbáceas

Planta muito conhecida em Portugal e que se adapta bem ao nosso clima. É bastante utilizada em jardins, bordaduras e vasos. A planta é constituída por rizomas de onde nascem folhas compridas, finas e arqueadas. A haste floral fina pode atingir os 60 cm de altura, dependendo da espécie e na ponta cresce um botão que, ao abrir, revela uma umbela de pequenas flores com 2 a 3 cm. Como pode ter até cerca de 30 flores, o efeito é muito bonito.

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofPlatanus Photo ofPlatanus

Platanus

Árvore de copa muito ampla, que pode alcançar 30 m de altura. Tronco grosso com casca lisa, amarelada, que se desprende em placas, deixando no tronco machas irregulares esbranquiçadas a cinzento-esverdeadas. Folhas caducas grandes, palmadas, com 3 ou 5 lobos. A sua origem não é fácil de determinar, por ser o resultado de uma hibridação entre o Platanus orientalis (nativo do sudoeste da Ásia) e o Platanus occidentalis (nativo da zona atlântica dos EUA). É muito comum em Portugal, plantado como ornamental em jardins, praças e ruas. Árvore que pode chegar aos dois mil anos, ter mais de 40 metros de altura e 3 de diâmetro.

PictographPhoto Altitude 259 ft
Photo ofBuxus

Buxus

O buxus sempervirens é um arbusto ou pequena árvore perene que pode alcançar, no seu habitat, entre 2 a 8 metros de altura. Quando é cultivado, é usual deixá-lo crescer até aproximadamente os 3 metros. Tem um porte muito ramificado e está coberto com materiais lenhosos cujo aspeto difere de acordo com a idade do arbusto. Por exemplo, os buxos jovens apresentam uma casca lisa e os mais adultos têm-na coberta de gretas ou fissuras. Tem um crescimento muito lento.

PictographPhoto Altitude 259 ft
Photo ofÁrvore do fogo

Árvore do fogo

A árvore-da-roda-de-fogo, da família das Proteáceas é endémica da floresta tropical húmida da costa Leste da Austrália, onde, frequentemente, atinge 30 metros de altura. Cultivada, raramente ultrapassa os dez metros. Gosta de ambientes soalheiros e necessita de ser regada no verão.

PictographPhoto Altitude 262 ft
Photo ofFeto

Feto

São plantas vasculares muito ancestrais. Os registos mais antigos remontam ao Devónico (360 milhões anos), que se reproduzem por intermédio de esporos. Distinguem-se das plantas superiores devido à ausência de flores (frutos e sementes) e de outros grupos de plantas inferiores, como os musgos, porque possuem feixes vasculares (que conduzem água, nutrientes e matéria orgânica). Muitos fetos têm folhas (frondes) que apresentam um desenvolvimento típico, em forma de báculo. São muito utilizados para decoração de interiores e com os cuidados certos podem criar ambientes relaxantes. Têm ainda a vantagem de se forem cultivados em boas condições de calor e luz razoável continuarem em crescimento ativo ao longo de todo o ano.

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofCanas de bambo

Canas de bambo

O seu nome científico é Dracaena senderiana e é da família das agaváceas. Pensa-se que tenha origem em África, embora seja mais cultivado no Oriente. Ao contrário do que se pensa, o Bambu da sorte não é um bambu, embora receba o nome devido à forma do seu talo, que pode chegar a medir entre 10 cm e 1 m. Na parte superior da planta tem muitas vezes um pequeno talo em forma de espiral.

PictographPhoto Altitude 246 ft
Photo ofCycas

Cycas

A Cycas revoluta é uma espécie de cicadófita do género Cycas da família Cycadaceae, nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão. Trata-se de uma planta ornamental que se dá em locais rochosos, em solos arenosos com boa dernagem e expostos ao sol. É uma planta de porte elegante, de crescimento muito lento e com aspecto de pequena palmeira, que não ultrapassa os 1 a 2 m de altura. O tronco é grosso, colunar, revestido pelos vestígios das folhas que vão caindo. A Cycas revoluta é considerada um “fóssil vivo”, porque as suas características mantêm-se praticamente inalteradas desde a sua origem no início da era Mesozoica (200 milhões de anos).

PictographPhoto Altitude 249 ft
Photo ofBananeira

Bananeira

A Bananeira é uma planta tropical muito rústica e produtiva, não tolera temperaturas muito baixas. São plantas do gênero Musa, um dos três que compõem a família Musaceae, que inclui as plantas herbáceas vivazes, incluindo as bananeiras cultivadas para a produção de fibras (abacás) e para a produção de bananas. Caracterizam-se por um caule suculento e subterrâneo (rizoma), cujo "falso" tronco (um pseudocaule) é formado pelas bainhas superpostas das suas folhas. Estas são grandes, de coloração verde-clara, brilhantes e de forma, em geral, oblonga ou elíptica. As flores dispõem-se numa espiga terminal, em torno do chamado "coração" ou "umbigo" da bananeira, com glomérulos androgínicos, apesar de, na prática, os glomérulos superiores funcionarem apenas como masculinos e os inferiores como femininos.

PictographPhoto Altitude 240 ft
Photo ofJacaranda

Jacaranda

O jacarandá é uma árvore caducifólia, de porte médio, que pode alcançar 10 m de altura no seu habitat natural, sendo de menor estatura quando cultivada. Tronco pequeno, muitas vezes curvado, com casca gretada, escura. Folhas compostas, até 50 cm de comprimento, com aproximadamente 16 pares de pinas, de cor verde-amarelado, com um aspecto leve e plumoso. As flores reúnem-se em panículas piramidais, aparecem antes das folhas, são formadas por mais de 50 flores, com cálice pequeno e corola tubulosa, dilatada e curvada, com o limbo bilabiado, de cor azul-violácea. O fruto é uma cápsula elipsoide e lenhosa , muito comprimida lateralmente, em forma de ‘castanholas’, de cor castanha, contém numerosas sementes pequenas, achatadas e aladas. O fruto permanece bastante tempo na árvore.

PictographPhoto Altitude 236 ft
Photo ofCatos

Catos

Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos. São plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos.

PictographPhoto Altitude 246 ft
Photo ofAlfarrobeira

Alfarrobeira

Da família Fabaceae, a alfarrobeira é uma árvore leguminosa de folha persistente que pode alcançar os 10 m de altura. A sua copa é mais ou menos oval com ramos horizontais. O tronco é castanho e irregular com casca lisa com algumas saliências. As folhas são alternas, compostas por 1 a 5 pares de folíolos ovados e elípticos,  verde-escuras e lustrosas na página superior, e de um verde mais pálido na inferior. Os frutos são vagens com cerca de 10 a 25 cm de comprimento, carnudas, que quando amadurecem evoluem de verde para castanho-escuro. Possuem no seu interior 10 a 16 sementes e são conhecidas por alfarrobas. Não se conhece ao certo a origem da sua distribuição por ser uma espécie de cultivo extensivo desde há muito tempo no Mediterrâneo.

PictographPhoto Altitude 243 ft
Photo ofDragoeiro Photo ofDragoeiro

Dragoeiro

O dragoeiro é uma árvore Pré-Histórica considerada um fóssil vivo, é uma soculenta semelhante aos agaves ou iucas, pertence à família das Ruscáceas ou Dracaenaceas, o seu nome vem da palavra grega “drakaiano” que significa dragão, pois dizia-se que a sua seiva vermelha era sangue de dragão. Apresenta tronco rugoso, robusto, feito de material fibroso, folhas coriáceas, simples, de cor verde acinzentada e avermelhada na base, inflorescência longa, glabra e bipinada, flores perfumadas de cor verde- esbranquiçado, compostas por seis peças unidas na base, o fruto é uma baga globosa que mede entre 14-17 mm de cor alaranjada quando maduro.

PictographPhoto Altitude 233 ft
Photo ofFigueira estranguladora

Figueira estranguladora

Ficus macrophylla, vulgarmente conhecida como a figueira-da-Austrália ou figueira-estranguladora, é uma grande e maciça figueira da família Moraceae, que pode atingir mais de 60 metros de altura. O seu largo tronco tem casca áspera e acinzentada. Tem o hábito de deixar cair raízes aéreas dos seus ramos, que ao atingir o solo, engrossam em troncos complementares que ajudam a suportar o peso da sua coroa.Como o epíteto específico indica, esta árvore perene tem folhas grandes, elípticas, coriáceas, verde-escuras e com 15-30 cm de comprimento, que se dispõem alternadamente nas hastes . Esta espécie é nativa das florestas chuvosas da costa leste da Austrália. Neste ambiente cresce mais frequentemente sob a forma de estrangulador do que de árvore

Comments

    You can or this trail