Janela e Abismo. Circuito - Chapada dos Veadeiros - Sao Jorge/GO

Photo ofJanela e Abismo. Circuito - Chapada dos Veadeiros - Sao Jorge/GO Photo ofJanela e Abismo. Circuito - Chapada dos Veadeiros - Sao Jorge/GO Photo ofJanela e Abismo. Circuito - Chapada dos Veadeiros - Sao Jorge/GO

December 29, 2015
December 2015

near São Jorge, Goiás (Brazil)

VARIAS INTERSEÇÕES!

Nem toda trilha pode levar crianças, idosos.....
Se vc quer levar alguém, vá primeiro, conheça o atrativo e depois decida quem levar!

Não tem sinalização na trilha.
Se tiver duvidas, contrate um guia!

Minha intenção era fazer um circuito, para uma maior contemplação do lugar!
Mas esse mesmo atrativo, pode ser feito ida e volta pelo percurso principal que é descendo reto ate a casa de Graciliano,paga-se uma taxa, segue passando pela cachoeira do Abismo e continua em direção a janela com varias rochas a serem escaladas. Tem vários mirantes!

Esse caminho não é nada fácil logo no primeiro trecho de descida que tem muito cascalho e pedras soltas, mato tampando trilha.... Tenha cuidado!
Por ser uma rota alternativa e pouco visitada, realmente se torna uma aventura com outros ângulos! Não é para qualquer um... É um trecho que requer um pouco de malicia, experiencia, faro de trilha e muita cautela principalmente na descida pouca nítida e confusa!

Prefiro circuito do que ficar indo e vindo pelo mesmo caminho.
Minha opinião!

Fiz um ótimo circuito, indo primeiro nos vários mirantes e por último na Cachoeira do Abismo.
Atentar as varias bifurcações que tem!

Fiz descendo a direita nos mirantes primeiro!
Ao descer, uma trilha não muita visitada, o mato pode esta tampando a trilha ou resto de rastro de caminho lá existe a tempos! De cima para baixo tem-se uma visão melhor de qual percurso a seguir.

Tem varias bifurcações de gente perdida que foi para lá!
Então: vc tbm pode se perder se não prestar atenção aonde vai!!!!
Minha trilha não tem erro e se estudar ela bem, não terá problema!

Mas estudem sempre antes de ir e se arriscar!!!!
Vc é o único responsável pra onde vai!

Ao visualizar uma trilha, como esta, não quer dizer que é simples!
Pode estar com mato alto, fatores climáticos, tudo que pode alterar sua caminhada...

Seja responsável e consciente! Leve seu lixo de volta com vc!

Observação em 2021:

O ricgonzalez fez a trilha em 24 de julha de 2021.
Veja seu comentario e dicas apos o mirante da janela ter tido colocado novas formas de acesso:

A trilha ainda existe, porém, após o 2º mirante, a mata fecha e só achei de novo a trilha por seguir estritamente o caminho do wikiloc e ter boa noção de navegação (e o GPS pegar, claro!)

Para subir no Mirante da Janela, fiquem atentos que esse é o caminho antigo, com parte de escalada com mãos livres. Há o caminho novo e comum, mais à frente (Oeste).
Por uma escadaria de madeira.

Vale a pena pois, como a autora falou, você não vai e volta pelo mesmo caminho, e a vista dos mirantes para p/ o Salto é sensacional

mirante - 3,5 km

Photo ofmirante - dava pra ver a carrossel antes dela ser aberta ao publico - 3,9km Photo ofmirante - dava pra ver a carrossel antes dela ser aberta ao publico - 3,9km Photo ofmirante - dava pra ver a carrossel antes dela ser aberta ao publico - 3,9km

mirante - dava pra ver a carrossel antes dela ser aberta ao publico - 3,9km

mirante da janela - 5,2km

mirante - 5,3km

bif

Photo ofcachoeira do abismo - 6,7km / 13:09h Photo ofcachoeira do abismo - 6,7km / 13:09h Photo ofcachoeira do abismo - 6,7km / 13:09h

cachoeira do abismo - 6,7km / 13:09h

PictographBridge Altitude 3,022 ft

ponte - 6,8km - 14h

PictographPayment required Altitude 3,228 ft

Graciliano infelizmente faleceu - o local tem nova direção desde a construção com madeiras

seguir esq - 8,3km

• Photo of Pietro Scarascia
    Pietro Scarascia Mar 13, 2016

O roteiro clássico é de Ida e Volta, e não um circuito como proposto. Mas, é excelente justamente devido ao fato de ser uma trilha alternativa - um percurso alternativo. Após o estacionamento, descer e virar a direita, onde se inicia a descrição da autora. Foi excelente! Parabéns!

• Photo of Rodrigo_SP
    Rodrigo_SP Jan 23, 2017

Segui parte da trilha, muito bom para dar confiança, principalmente na volta onde tinha perdido o início da trilha.
    Parabéns pela trilha!

• allanblopes Feb 26, 2018

Obrigado pela trilha Alessandra! Segui o seu track e deu certinho!
    Apenas complementando o que você já explicou: se estiver em familia, criança, pessoas que não costumam andar no mato, na bifurcação vire a esquerda para ir direto para a cachoeira. A trilha é bem larga, marcada e sinalizada. Bem estilo andar no parque, bem tranquilo.
    O trecho da trilha entre a janela até o estacionamento é um trecho quase sem sinalização, praticamente ninguem faz essa volta circular no parque, a própria sinalização do parque nem cita esse caminho. Então para pegar esse caminho tem estar acostumado se não irá se perder no meio da subida com diversas pedras pelo caminho.

• ricardoamo369 Dec 14, 2018

Parabéns pela marcação da trilha, a segui no dia 09/12/2018, com um pouco de neblina e chuviscando a maior parte do tempo. Como avisado anteriormente, a trilha se some em vários momentos, e somente com um GPS na mão para saber se está mesmo no caminho correto. Vale ressaltar, que apesar de mais curta que o caminho original (vai e volta do parque), este circuito é bem mais difícil de fazer, as decidas nas pedras são bastante íngremes, e recomendo fazê-la apenas se for acostumado a fazer trilhas e com um preparo físico razoável.

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Dec 14, 2018

Agradeço a todos por seguir esse caminho que não é nada fácil logo no primeiro trecho de descida em cascalho e pedras, mato tampando trilha....
    Cada um teve uma bela visão e experiencia fazendo o trajeto que levantei. Por ser uma rota alternativa e pouco visitada, realmente se torna uma aventura com outros ângulos! Não é para qualquer um mesmo, pois requer um pouco de malicia, experiencia, faro de trilha e muita cautela principalmente na descida pouca nítida e confusa! Mas pelos relatos de vcs e pela minha visão valeu cada passo, não é? Uma forma maravilhosa de conhecer um trecho lindo da chapada. parabens a cada um e que deus os guia e proteja pelas trilhas! Um forte abraço e bora viver a natureza intensamente

• ricgonzalez Jul 24, 2021

Fiz essa trilha em janeiro de 2021, pessoal. Comecei indo ao norte, passando primeiro pelo mirante para a cachoeira do salto…

Para subir no Mirante da Janela, fiquem atentos que esse é o caminho antigo, com parte de escalada com mãos leve. Há o caminho novo e comum, mais à frente (Oeste).

A partir do Mirante da Janela, segui o caminho que todos faziam e não conferi se essa trilha segue o mesmo.

Vale a pena pois, como a autora falou, você não vai e volta pelo mesmo caminho, e a vista dos mirantes para p Salto é sansacional

• Photo of Alessandra Cecilia
    Alessandra Cecilia Jul 27, 2021

Ola ricgonzalez. Agradeço pelo retorno e dicas de como esta o novo traçado. Vou colocar suas observações la em cima pro pessoal ler. Gratidao. Bons ventos e boas trilhas

• Photo of Maíra Valadares Eco Ser
    Maíra Valadares Eco Ser Feb 11, 2024

Passando aqui pra informar que a trilha mudou, inclusive o ponto de início, não é mais permitido fazer esse circuito que a Alessandra fez. Deixo aqui o tracklog mais recente que gravei https://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=160271755