Itapiroca x Cerro Verde

September 20, 2021
September 2021

•   5 2 Reviews

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Itapiroca x Cerro Verde, Começamos a trilha de noite por volta das 20:00hs, com paradas para descanso, abastecimento de água na bica logo após da bifucações das placas e chegada no acampamento do Itapiroca por volta das 22:40hs.

Estava uma noite incrivel, um belissimo mar de nuvens, conseguimos observar diversos animais noturnos e tivemos a companhia do Ilustre Lobinho (que a galera chama por "Sorriso"), o dog que nos surpreendeu e nos acompanhou o trekking inteiro.

Preparamos nosso jantar e compartilhamos com dog, que estava faminto pedindo gentilmente mostrando seus dentes. Noutro dia levantamos, pegas o por de lua fantástico e um nascer do sol incrivel com o merecido mar de nuvens.

Após um café da manhã reforçado, começamos o ataque até o Cerro Verde.

O track log está bem didático, marquei todos os pontos d'água bebiveis, a trilha até o Itapiroca é bem demarcada, apartir dali até o Cerro Verde, tem algumas pequenas bifurcações, mas seguindo o tracklog não tem erro.

No trajeto onde saimos um pouco do percurso (próximo ao cume do Cerro Verde) é o acesso a um Sub-cume do Cerro Verde, que conseguimos observar de longe, descendo a trilha do Itapiroca ou até mesmo do Cume do Cerro Verde.

Essa Parte do Itapiroca x Cerro Verde, tomar cuidado que contém bastante aclive e declive alem de algumas crateras pelo caminho.

Levamos cerca de 02:00hs de trilha para chegar até o cume.

Assinamos o livro, comemos umas laranjas e começamos o retorno. Chegando 12hs e pouco no Itapiroca, paramos para preparar nosso almoço e em seguida retornamos para fazenda Rio das Pedras.

Encerrando a trilha por volta das 16:30hs (decida do Itapiroca até a Fazenda levou 02hs) visitamos uma pequena queda d'água próximo a base do IAT para deixar os pés na água gelada.
Obs:
- Por termos ido de Domingo para Segunda, tivemos o privilégio de termos a montanha só para nós;
- Estava muito calor (22°C), então tivemos bastante fadiga no retorno, final da temporada das montanhas :'(.
Grupo participante: Aline Lopes, Felipe da Rosa Torres e Lobinho (Sorriso)
Antes de começar a trilha, passe na base do IAT e preencha a ficha de inscrição. Não tem custo nenhum e você fica resguardado caso aconteça alguma coisa na trilha.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

Trilha insana! Tomar bastante cuidado no trecho entre Itapiroca e Cerro Verde

• Photo of paulo.r.ribeiro
    paulo.r.ribeiro May 6, 2024

Todos os pontos marcados e as informações ajudaram bastante, muito bom!