Photo ofIpoema-Serra dos Alves, Cachoeira dos Cristais, Mirante, Ponte de Pedra, Cachoeira da Luci. Photo ofIpoema-Serra dos Alves, Cachoeira dos Cristais, Mirante, Ponte de Pedra, Cachoeira da Luci. Photo ofIpoema-Serra dos Alves, Cachoeira dos Cristais, Mirante, Ponte de Pedra, Cachoeira da Luci.

September 11, 2021
September 2021

near Ipoema, Minas Gerais (Brazil)

Marcação da estrada de terra que liga Ipoema à Serra dos Alves, trajeto feito de carro com cerca de 17km até o início da trilha, vide waypoint. Estrada em boas condições para qualquer veículo. É necessário passar por uma porteira para estacionar próximo ao início da trilha. Há uma placa indicativa no início da trilha onde há uma passagem na cerca do tipo “passa um”. Nos primeiros metros da trilha atravessamos uma ponte de madeira. Seguindo por mais alguns metros há uma bifurcação onde devemos virar à direita. A trilha segue em aclive, limpa, até a próxima bifurcação onde há uma placa indicando a Cachoeira dos Cristais (km 2,8) para à direita. É possível avistar a Cachoeira da Elvira da trilha principal e uma trilha secundária que leva até ela. Não a visitamos. Até a Cachoeira dos Cristais passamos por uma trilha em meio à mata com sombra. Chegamos pelo topo da Cachoeira e descemos pelo lado esquerdo. Água cristalina e um poço bom para banho. Poucos metros abaixo há outro poço com o acesso um pouco mais difícil exigindo uma discreta escalaminhada. Também descemos pelo lado esquerdo. Ao voltarmos para a trilha principal pegamos um atalho sem precisar retornar à bifurcação. Então, seguimos até a casa da Luci. Abrigo abandonado, aberto, sem qualquer infraestrutura. Continuamos subindo pela trilha principal até chegar em outra bifurcação. Pegamos a via da direita onde continuamos a subir e chegamos ao segundo abrigo abandonado. Passamos direto e fomos até um mirante que se localiza à esquerda da trilha no alto de um morro e com vista para o cânion. Descemos novamente para a trilha principal e saímos dela poucos metros à frente por uma trilha secundária e apagada, à esquerda da principal, que nos levou até o rio. Trecho em declive, íngreme. Resolvemos seguir pelo leito do rio até a Cachoeira da Luci, passando pela ponte de pedra. A descida pelo leito do rio é perigosa, exige atravessar poços e desescalar uma queda d’água com risco de acidentes. Não recomendamos para quem não tem experiência nesse tipo de atividade. Porém, é um trajeto de muita beleza natural com vários poços, fendas e pequenas quedas d’água. É mais exigente fisicamente por ter que subir e descer em pedras em toda sua extensão. Não foi necessário o uso de corda ou qualquer equipamento de escalada. Não há marcação ou trilhas paralelas. Da Cachoeira da Luci fomos para outro mirante que está de frente para um paredão de pedra com visão privilegiada do cânion. Então voltamos para a trilha principal no sentido contrário até chegar no ponto inicial. A maior parte da trilha exposta ao sol. Aconselhável levar boa quantidade de água.

Deixamos o carro próximo desse ponto.

PictographWilderness hut Altitude 3,455 ft

Mirante para o cânion 2

Djair Silva Oct 4, 2023

Oi, dá pra fazer no sentido horário passando pela cachoeira da Lucy primeiro e subindo sentindo ponte de pedra? Ficaria mais fácil as escalaminhadas? Vocês passaram pelo Poço Fenda de Deus ( https://maps.app.goo.gl/cw8XMmxCFSLBLmsn6 ) certo? Dá pra ver no mapa mas não não tiraram fotos.

milena freire de castro souza Oct 4, 2023

Oi Djair, então, já tem bastante tempo que fizemos, que dá pra fazer no sentido contrário dá, pq me lembro que como não conhecíamos o trajeto e seguimos uma indicação de um guia, ficava com receio de ter que voltar, mas imagino que descendo seja mais fácil! Sobre o Poço Fenda de Deus, vou perguntar pro maridão se ele sabe, pq como disse, não conhecíamos a trilha e não sabíamos o que esperar, mas te digo que é lindo e vale a pena, só teve um ponto onde eu cai mas por ausência de destreza do que por ser difícil mesmo, estava escorregadio, foi quando descemos a lateral de uma quedinha, como sou pequena, meu pé não alcançou a parte de baixo e escorreguei e fui segurada pela mochila, mas só ia cair em um pocinho e molhar tudo, mais nada!!!

Djair Silva Oct 4, 2023

Milena, obrigado, estou indo com minha namorada, ela é iniciante , quero amenizar pra ela ao máximo, lembra de quando desceram o cânion no sentido da ponte de pedra pra não precisar voltar se foi muito difícil?

milena freire de castro souza Oct 4, 2023

Fui ver as fotos do link que mandou, acho que passamos nele sim, mas vou confirmar!!!!!

Confirmado! passamos pela direita no sentido de quem está descendo!!!! Lembrando que é um cânion, não vá em época de chuva, não tem pra onde fugir!!!!!
    Meu maridão falou que na cachoeirinha onde escorreguei será mais difícil no sentido contrário!!! Acredito que a parede deva ter mais ou menos 1,7 metros, ou seja, se vc for habilidoso ou mais alto, é tranquilo!!!! O sentido que vc quer fazer o deslocamento será mais lento e penoso, mas possível!

Djair Silva Oct 4, 2023

Obrigado pelas dicas, estou indo nesse fim de semana para o evento do Bernardo Espinhaço no Morro Redondo e queria fazer essa trilha no domingo, mas estou de olho na previsão do tempo, se tiver previsão de chuva aborto a missão