Activity

Ilha Grande - RJ - Praia do Caxadaço

Download

Trail photos

Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço

Author

Trail stats

Distance
7.64 mi
Elevation gain
2,116 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,077 ft
Max elevation
1,175 ft
TrailRank 
63 3.8
Min elevation
-33 ft
Trail type
One Way
Time
3 hours
Coordinates
1137
Uploaded
February 29, 2016
Recorded
February 2016
  • Rating

  •   3.8 2 Reviews
Share

near Abraão, Rio de Janeiro (Brazil)

Viewed 3378 times, downloaded 197 times

Trail photos

Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço Photo ofIlha Grande - RJ - Praia do Caxadaço

Itinerary description

Em nossa estadia na Ilha Grande, eu e minha esposa fizemos 5 trilhas. E esta foi a mais difícil. Nós já tínhamos ideia de como seria pelas pesquisas que fizemos net a fora. E quase todos os relatos que vimos são muito próximos do que encontramos.

Pra começar, a trilha é longa. São 12 km de distancia da Vila do Abraão. Até os 9 km vai tudo bem, pois é feito pela estrada de Dois Rios. Muita água pelo caminho, estrada aberta e movimentada. O problema começa aos 3km finais.

A placa da entrada da trilha já assusta. Marca 6 km, mas são 3. 4 a 6 horas de duração, mas com ritmo forte e sem parar muito, fizemos em 1h15 min. Apesar destas informações exageradas, não menospreze a placa, pois a ultima informação é verdadeira: DIFICIL ORIENTAÇÃO.

O caminho é estreito, a mata o cobre e há folhas de arvores por todo o lugar. Além disso, boa parte do trajeto é beirando um barranco. Então, atenção onde pisa. Um escorregão pode render um tombo que machucará bastante.

Os trechos de pedra exigem cuidados e atenção. Mesmo em dias secos o orvalho da madrugada cai sobre as pedras formando um musgo liso feito graxa. Dê um passo de cada vez.

Diferente do caminho para Dois Rios, não encontramos uma alma viva nesta trilha.Só tem uma nascente de água, e ela está na praia. Então, leve quanta água conseguir.

E finalizando a parte assustadora, os últimos 1.000 metros são os mais tortuosos. Uma descida em zig zag de degraus altos (alguns a pessoa tem até que sentar no chão para descer com segurança), beirando o barranco e liso feito quiabo. É bom até se segurar nas árvores para firmar legal e depois continuar. Se for fazer esta trilha saia cedo pois, por ela toda, mas principalmente nesta parte, VÁ DEVAGAR.

No fim de toda esta tensão, você (finalmente) chegará na Praia do Caxadaço. Na minha humilde opinião, não só a praia mais bonita da Ilha Grande, mas a mais bela que já vi na vida.

Pra nossa sorte, o sol deu as caras bem quando chegamos, o que revelou a beleza do lugar por completo.

Do lado esquerdo, há uma pedra grande e possível de ser escalada. É la de cima que sairão as melhores fotos e vídeos deste passeio. Além da praia do lado direito, o lado esquerdo conta com o mar aberto batendo nas pedras. Um tom de azul marinho que ainda não consegui descrever de tão bonito.

A caminhada é dura, mas a beleza do lugar compensa cada gota de suor. Se for encarar, planeje-se antes de sair. Eu e minha esposa fomos de botina (chinelo aqui é roubada), gastamos 3 horas em caminhada forte, com poucas paradas para tomar água, respirar e comer alguma coisa. Faça um calculo para chegar lá por volta das 10h – 10h30 da manhã. Neste horário os barcos do passeio da Volta a Ilha estão por lá, mas já estão de saída. Quando eles forem embora, a praia será toda sua.

Admire a beleza, tire fotos, filme, divirta-se, mas não se esqueça de se alimentar e descansar. O caminho de volta é o mesmo da ida, só que mais complicado. A descida dos 1.000 metros finais será uma subida na volta. Praticamente uma escalaminhada. E diferente da maioria das praias da Ilha, aqui não tem Taxi Boat. Se for a pé, a volta é a pé.

Saia de lá no máximo as 14h30min para que você chegue no Abraão antes do anoitecer. Saindo neste horário, dá tempo de passar na Piscina dos Soldados pra tomar um banho de água doce e revigorar o ânimo pro fim da caminhada.

Este trajeto tem início na Pousada Oásis, localizada na Praia do Canto. Recomendo a estadia por lá. Minha avaliação completa deste hotel está aqui: https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g303497-d1027373-r351568900-Pousada_Oasis_Ilha_Grande_RJ-Ilha_Grande_State_of_Rio_de_Janeiro.html#CHECK_RATES_CONT

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,112 ft

Fim da subida

Fim da subida

PictographFountain Altitude 525 ft
Photo ofPiscina dos Soldados

Piscina dos Soldados

Piscina dos Soldados

PictographFountain Altitude 338 ft
Photo ofFonte

Fonte

Fonte

PictographFountain Altitude 82 ft
Photo ofFonte 2

Fonte 2

Fonte 2

PictographDoor Altitude 75 ft
Photo ofEntrada para trilha do Caxadaço

Entrada para trilha do Caxadaço

Entrada para trilha do Caxadaço

PictographWaypoint Altitude 213 ft
Photo ofPlaca indicando caminho correto

Placa indicando caminho correto

Placa indicando caminho correto

PictographWaypoint Altitude 344 ft
Photo ofPedreira

Pedreira

Pedreira

PictographWaypoint Altitude 420 ft
Photo ofPlaca 2

Placa 2

Placa 2

PictographWaypoint Altitude 125 ft
Photo ofPlaca 3. Faltam 500 mts

Placa 3. Faltam 500 mts

Placa 3. Faltam 500 mts

Comments  (4)

  • Castranf Jan 17, 2018

    Fiz essa trilha 2 vezes. Primeira vez em Setembro/2016 - Eu e meu grupo pegamos a trilha não recomendada Lopes Mendes X Caxadaço e nos perdemos demorando a tarde toda até chegar em Caxadaço, já anoitecendo não conseguimos pegar o caminho de volta a Dois Rios, pela trilha do post e decidimos pernoitar em Caxadaço. A volta foi relativamente tranquila. a orientação sem problemas e percurso foi levemente puxado no físico (percurso de CaxadaçoxDois Rios). Como relatado pelo post. Fiz recentemente no dia 02/01/18 O caminho até Caxadaço e a estava muito piorada, a trilha parecia ser diferente da de 1 ano e meio atrás, muitas árvores tombadas e muita vegetação sobre o caminho dificultando a orientação, nos perdemos algumas vezes e nossa saída foi seguir fitinhas presas em árvores (não recomendado já que algumas dessas fitas levam a lugar nenhum, são utilizados pelos estudantes da UERJ que fazem pesquisa na mata). Pela volta decidimos ir de táxi boat até Dois Rios, era começo de ano e tivemos essa "sorte" de voltar de barco. Porém contávamos em voltar a pé e já planejávamos muita dificuldade.

  • Photo of Bugio Ibitipoca
    Bugio Ibitipoca Jul 4, 2019

    A placa informa 6 km e média de 4 horas, porque informa como ida e volta!

  • Photo of Bugio Ibitipoca
    Bugio Ibitipoca Jul 4, 2019

    I have followed this trail  View more

    A trilha é, realmente, difícil! Não deve ser feita por iniciantes em caminhadas!

  • wallace 2 Mar 5, 2022

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilha difícil, porém o que espera é maravilhoso

You can or this trail