Activity

Ibitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana

Download

Trail photos

Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana

Author

Trail stats

Distance
18.85 mi
Elevation gain
11,834 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
11,834 ft
Max elevation
6,156 ft
TrailRank 
97 5
Min elevation
2,621 ft
Trail type
Loop
Moving time
7 hours 57 minutes
Time
2 days 14 hours 38 minutes
Coordinates
5249
Uploaded
June 11, 2023
Recorded
June 2023
  • Rating

  •   5 2 Reviews

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Viewed 756 times, downloaded 64 times

Trail photos

Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana Photo ofIbitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, inclusive Guaricana

Itinerary description

ATIVIDADE
Ibitiraquire 12 cumes a partir da Fazenda Pico Paraná, em 3 dias de trekking autossuficiente e 2 pernoites em acampamento selvagem.

PERCURSO
Fazenda Pico Paraná Getúlio Itapiroca Paraná União Ibitirati Tupipiá Camelos Caratuva Taipabuçu Ferraria Ferreiro Guaricana Fazenda Pico Paraná.

SOBRE O PERCURSO
O percurso realizado está localizado na Serra do Ibitiraquire, uma serra no Estado do Paraná, situada entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul. Região extremamente bela e preservada. Um verdadeiro parque de diversão para amantes do montanhismo.

É um percurso para quem gosta de realizar trilhas difíceis, desafiadoras, extremas.

DIA 1/3
03:45 Saída Fazenda PP
04:10 Pedra do Grito
04:51 Mirante Getúlio
04:55 Cume Getúlio
05:04 Placas
05:18 Bica d'água
05:57 Interseção Itapiroca
06:20 Camping Itapiroca
06:26 Livro cume Itapiroca
06:36 Cume Itapiroca
07:34 Interseção Itapiroca
07:57 Mirante
08:08 Água
08:23 A1
08:38 Grampos
09:08 A2
09:16 Água A2
09:33 A2
10:36 Cume Paraná
11:26 Saída cume Paraná
11:44 Cume União
12:06 Cume Ibitirati
14:05 Saída cume Paraná
14:55 Cume Tupipiá
15:04 Livro cume Tupipiá
16:15 Cume Paraná, onde acampamos

DIA 2/3
08:45 Saída cume Paraná
09:23 A2
09:36 Água Camelos
09:45 Camping Camelos
09:57 Cume Camelos
10:50 A2
11:45 Água
12:30 Saída Água
12:40 Interseção Trilha da Conquista
13:40 Cume Caratuva
14:00 Saída cume Caratuva
15:09 Mirante Taipa
15:36 Interseção Taipa
15:56 Cume Taipabuçu, onde acampamos

DIA 3/3
08:26 Saída cume Taipabuçu
08:57 Água Taipa
10:01 Corda Ferraria
10:11 Falso cume Ferraria
10:16 Cume Ferraria
10:47 Saída cume Ferraria
12:11 Cume Ferreiro
13:12 Cachoeirinha
14:16 Interseção Guaricana
14:35 Água Guaricana
15:38 Cume Guaricana
16:00 Saída cume Guaricana
17:00 Interseção Guaricana
17:18 Rio
17:28 Rio
17:37 Interseção Fazendas
18:15 Fazenda Pico Paraná

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS

Abaixo estão algumas regras básicas de comportamento que devem ser adotadas pelos visitantes em ambientes naturais. São 8 princípios adotados no mundo inteiro que visam segurança, cuidados e respeito dos frequentadores com a natureza:

1 - Planejamento é fundamental

Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restrições existentes.

Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.

Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas. Grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto.

Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias.

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.

Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.

2 - Você é responsável por sua segurança

O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.

Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro da viagem com alguém de confiança, com instruções para acionar o resgate, caso necessário.

Avise à administração da área a qual você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente.

Aprenda as técnicas básicas de segurança, como navegação (saiba como usar um mapa e uma bússola) e primeiros socorros. Para tanto, procure os clubes excursionistas, escolas de escalada e cursos de idoneidade comprovada.

Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Acidentes e agressões à natureza em grande parte são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos.

Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimento e água; mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.

Caso você não tenha experiência de atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.

3 - Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento

Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.

Mantenha-se na trilha, mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.

Ao montar seu acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água.

Não cave valetas ao redor das barracas, escolha melhor o local e use um plástico sob a barraca.

Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.

Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se de que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.

Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.

4 - Traga seu lixo de volta

Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.

Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta com você.

Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, utiliza o KD (Kit de Desetos). Mais informações em: https://sites.google.com/view/ctmepni/parque-limpo

Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.

5 - Deixe cada coisa em seu lugar

Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais.

Resista à tentação de levar lembranças para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.

Não risque, piche ou grave de qualquer forma, pedras, troncos ou estruturas do local.

Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.

6 - Não faça fogueiras

Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.

Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático que acender uma fogueira.

Para iluminar o acampamento, utilize um lampião ou uma lanterna, em vez de uma fogueira.

Para se aquecer, tenha a roupa adequada ao clima do local que está visitando. Se você precisar de uma fogueira para se aquecer, provavelmente planejou mal sua viagem.

Se você realmente precisar acender uma fogueira, consulte previamente a administração da área que estiver visitando sobre os regulamentos existentes, e utilize locais estabelecidos. Tenha absoluta certeza de que sua fogueira está completamente apagada antes de abandonar a área.

7 - Respeite os animais e as plantas

Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves.

Não alimente os animais. Os animais podem acabar se acostumando com comida humana e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos.

Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.

8 - Seja cortês com outros visitantes e com a população local

Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Deixe rádios e instrumentos sonoros em casa.

Trate os moradores da área com cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entre em casas e galpões sem pedir permissão. Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando casa alheia. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.

Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.

Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

Waypoints

PictographIntersection Altitude 3,110 ft
Photo ofFazenda Pico Paraná (PP) Photo ofFazenda Pico Paraná (PP) Photo ofFazenda Pico Paraná (PP)

Fazenda Pico Paraná (PP)

PictographIntersection Altitude 3,225 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographPanorama Altitude 3,599 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 3,821 ft
Photo ofPedra do Grito

Pedra do Grito

PictographPanorama Altitude 4,731 ft
Photo ofMirante Getúlio

Mirante Getúlio

PictographSummit Altitude 4,782 ft
Photo ofPico Getúlio

Pico Getúlio

PictographIntersection Altitude 4,823 ft
Photo ofPlacas Photo ofPlacas

Placas

PictographFountain Altitude 4,994 ft
Photo ofBica Photo ofBica

Bica

PictographIntersection Altitude 5,378 ft
Photo ofDireita Itapiroca Photo ofDireita Itapiroca Photo ofDireita Itapiroca

Direita Itapiroca

PictographCampsite Altitude 5,752 ft
Photo ofCamping Itapiroca muitas barracas

Camping Itapiroca muitas barracas

PictographIntersection Altitude 5,850 ft
Photo ofLivro cume Itapiroca Photo ofLivro cume Itapiroca Photo ofLivro cume Itapiroca

Livro cume Itapiroca

PictographSummit Altitude 5,896 ft
Photo ofPico Itapiroca Photo ofPico Itapiroca Photo ofPico Itapiroca

Pico Itapiroca

PictographPanorama Altitude 5,230 ft
Photo ofMirante Photo ofMirante Photo ofMirante

Mirante

PictographRiver Altitude 5,181 ft
Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographCampsite Altitude 5,165 ft
Photo ofA1 / Camping 4 barracas

A1 / Camping 4 barracas

PictographIntersection Altitude 4,784 ft
Photo ofGrampos Photo ofGrampos Photo ofGrampos

Grampos

PictographCampsite Altitude 5,313 ft
Photo ofCamping A2 muitas barracas Photo ofCamping A2 muitas barracas

Camping A2 muitas barracas

PictographFountain Altitude 5,297 ft
Photo ofÁgua A2

Água A2

PictographPanorama Altitude 5,641 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographSummit Altitude 6,052 ft
Photo ofPico Paraná / Camping 10 barracas Photo ofPico Paraná / Camping 10 barracas Photo ofPico Paraná / Camping 10 barracas

Pico Paraná / Camping 10 barracas

PictographSummit Altitude 5,873 ft
Photo ofPico União

Pico União

PictographSummit Altitude 6,025 ft
Photo ofPico Ibitirati Photo ofPico Ibitirati Photo ofPico Ibitirati

Pico Ibitirati

PictographSummit Altitude 5,635 ft
Photo ofPico Tupipiá

Pico Tupipiá

PictographIntersection Altitude 5,632 ft
Photo ofLivro cume Tupipiá Photo ofLivro cume Tupipiá Photo ofLivro cume Tupipiá

Livro cume Tupipiá

PictographIntersection Altitude 5,336 ft
Photo ofEsquerda Camelos Photo ofEsquerda Camelos

Esquerda Camelos

PictographFountain Altitude 5,057 ft
Photo ofFonte Camelos

Fonte Camelos

PictographCampsite Altitude 5,116 ft
Photo ofCamping Camelos 4 barracas

Camping Camelos 4 barracas

PictographSummit Altitude 5,159 ft
Photo ofPico Camelos Photo ofPico Camelos Photo ofPico Camelos

Pico Camelos

PictographIntersection Altitude 5,153 ft
Photo ofFalsa interseção Photo ofFalsa interseção

Falsa interseção

PictographIntersection Altitude 5,148 ft
Photo ofInterseção Trilha da Conquista

Interseção Trilha da Conquista

PictographSummit Altitude 6,050 ft
Photo ofPico Caratuva / Camping muitas barracas Photo ofPico Caratuva / Camping muitas barracas Photo ofPico Caratuva / Camping muitas barracas

Pico Caratuva / Camping muitas barracas

PictographCave Altitude 5,532 ft
Photo ofCaverna Photo ofCaverna Photo ofCaverna

Caverna

PictographPanorama Altitude 5,367 ft
Photo ofMirante Taipabuçu Photo ofMirante Taipabuçu Photo ofMirante Taipabuçu

Mirante Taipabuçu

PictographIntersection Altitude 5,341 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographSummit Altitude 5,581 ft
Photo ofPico Taipa / Camping 2 barracas Photo ofPico Taipa / Camping 2 barracas Photo ofPico Taipa / Camping 2 barracas

Pico Taipa / Camping 2 barracas

PictographFountain Altitude 5,171 ft
Photo ofÁgua, pode não ter em época seca

Água, pode não ter em época seca

PictographIntersection Altitude 5,259 ft
Photo ofCorda Ferraria

Corda Ferraria

PictographIntersection Altitude 5,553 ft
Photo ofFalso cume / Camping 2 barracas

Falso cume / Camping 2 barracas

PictographSummit Altitude 5,587 ft
Photo ofPico Ferraria Photo ofPico Ferraria Photo ofPico Ferraria

Pico Ferraria

PictographFountain Altitude 4,452 ft
Photo ofÁgua de emergência, pode não ter em época seca / Direita

Água de emergência, pode não ter em época seca / Direita

PictographFountain Altitude 4,514 ft
Photo ofÁgua de emergência, pode não ter em época seca

Água de emergência, pode não ter em época seca

PictographSummit Altitude 4,941 ft
Photo ofPico Ferreiro Photo ofPico Ferreiro Photo ofPico Ferreiro

Pico Ferreiro

PictographWaterfall Altitude 3,717 ft
Photo ofCachoeirinha Photo ofCachoeirinha

Cachoeirinha

PictographRiver Altitude 3,514 ft
Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 3,445 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographSummit Altitude 5,075 ft
Photo ofPico Guaricana Photo ofPico Guaricana Photo ofPico Guaricana

Pico Guaricana

PictographRiver Altitude 3,652 ft
Photo ofRio

Rio

PictographRiver Altitude 2,956 ft
Photo ofRio

Rio

PictographRiver Altitude 2,874 ft
Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 2,644 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

Comments  (8)

  • Photo of Alan R.B.
    Alan R.B. Jun 11, 2023

    O conceito de estrategia!
    Percurso de gente grande! Valeu irmao a cada passo a confianca aumenta! Vamo pra frente, satisfacao sempre! Muito obrigado!

  • Photo of Flávio Paulo da Silva
    Flávio Paulo da Silva Jun 23, 2023

    Belo track

  • Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Jun 23, 2023

    Obrigado Flávio. Boas caminhas pra vc irmão!

  • Photo of Flávio Paulo da Silva
    Flávio Paulo da Silva Jun 23, 2023

    Qual seu insta amigo

  • Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Jun 23, 2023

    @trilhandoeacampando

  • Photo of Flávio Paulo da Silva
    Flávio Paulo da Silva Jun 23, 2023

    👊🏼⛰️

  • Photo of Edu iguana
    Edu iguana Sep 2, 2023

    Parabéns pelo track! Para os 3 dias, quanto q vcs levaram de água? Considerando bebida e comida

  • Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Sep 23, 2023

    Olá Edu. Levamos recipientes para 3,5 litros cada um. Para nós foi suficiente, tendo em vista os pontos de recarga que registrei na tracklog.

You can or this trail