IAP + Pico Rochedinho + Cachoeira dos Marumbinista

Photo ofIAP + Pico Rochedinho + Cachoeira dos Marumbinista Photo ofIAP + Pico Rochedinho + Cachoeira dos Marumbinista Photo ofIAP + Pico Rochedinho + Cachoeira dos Marumbinista

April 17, 2017
April 2017

near Marques, Paraná (Brazil)

IAP + Rochedinho + Cachoeira Marumbinista + Pedra Lascada

Iap- Camping Marumbi Tracklog gravado a partir do ultimo estacionamento antes do IAP na distância de 200m, Estacionamento do Macuco, partindo da Guarita do Parque Estadual Pico do Marumbi que é cuidado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Porteira do IAP
A partir da guarita do IAP é possível ir de veículo 4x4 mais 3,5km a frente até a estação Engenheiro Launge.
A partir da portaria do IAP até a Estação Marumbi é uma caminhada "fácil", mas longa e cansativa carregando as cargueiras passando por estradas e caminhos de pedras podendo porém estar escorregadia em dias chuvosos ou após grandes chuvas se tornando penosa.
Caminhamos até o Camping do Parque do Estadual do Marumbi montamos nossas barracas. No Camping para a melhor gestão do espaço, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelo parque, implantou um sistema de reservas por telefone. Dessa forma, o espaço só ficará disponível para visitantes que solicitarem a vaga antecipadamente.
Após fizemos a excursão até o cume do Rochedinho (625 m), reconhecidamente o morro mais facilmente realizável do complexo Marumbi, e que proporciona um belo visual da região e Serra do Mar.
A trilha é fácil e de curta duração, porém contém pequenos trechos (fáceis) de escalaminhada em raízes e rocha, travessia por pedras escorregadias de um pequeno riacho, quanto você esta quase o topo do pico, a trilha se estreita e fica na largura de aproximadamente 50cm dos dois lados tendo penhascos nesta parte sendo o final da trilha exposta ao sol.
Apesar de ser um picos de mais fácil acesso sua visita vale muito a pena pois a vista é espetacular.
O Pico do Rochedinho revela uma bela paisagem das baías de Paranaguá e Antonina e da Serra do Mar. É possível ver também quase toda a extensão da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que passa por dentro do morro através de um túnel e pontes férreas. Existe uma continuidade da trilha do Rochedinho após o Pico, uma descida mais ingreme mas demarcada que tem como dar acesso a volta por outro caminho, como queríamos passar ainda na cachoeira dos Marumbinistas, retornamos pelo mesmo caminho até a bifurcação Rochedinho - Olimpo, acessando a linha branca seguindo até a queda de água que fica após a cachoeira do Marumbinistas.
Essa queda de água é aquela que corta o acesso da linha branca, o acesso dela é um pouco antes desta queda, ao invés de seguir a trilha convencional segue a trilha a direita, a trilha está um pouco fechada e é bem lisa o seu acesso.
A Cachoeira dos Marumbinistas, formada pela queda das águas do Rio Taquaral, é o ponto de lazer preferido dos visitantes durante o verão. Apesar do pequeno volume de água, a queda d’água de 50 metros forma uma visão fantástica. Como se não bastasse, o rio forma várias piscinas naturais com águas muito limpas onde é possível tomar banho. Um local mágico e totalmente revigorante.
Na volta, passeamos pelo parque, para conhecer alguns pontos turísticos do local a Pedra Lascada e acesso a uma área com rio que tem ali.

Lembre-se: O uso do camping é gratuito, bastando ao visitante fazer um cadastro indicando a finalidade e o tempo estimado de permanência. As reservas poderão ser feitas pelo telefone (41) 3462-3598. O camping possui um local vigiado 24h, uma boa infra-estrutura com banheiros masculino e feminino. Banho somente com Água Fria (01 Abril 2017) pois os chuveiros foram roubados. Uma área de local de uso coletivo, com mesas, bancos, pias e tomadas (110v). O lixo gerado no parque deve ser levado embora.

Dicas: Sempre deixe a flora e a fauna da região do mesmo jeito que estavam antes de você chegar. Não deixe nada pelo caminho. NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível. Preservemos a beleza natural do mundo. Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites. Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
( Dayanne, Gustavo, Johnny, Ricardo, Sidney).
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!

PictographCar park Altitude 285 ft

Pedra lascada

• Photo of edison.massao
    edison.massao Jan 18, 2021

Olá para chegar até a estação engenheiro Lange só de 4x4?

• Photo of Johnny S
    Johnny S Jan 19, 2021

Olá Edison. O IAP só autoriza a subida de veículo 4x4.
    Só fui uma vez com um veículo (era 4x4), mas como estava com pneus de asfalto, foi um pouco ruim em um trecho final. Mas como existe um trecho de ascensão com uma pavimentação antiga, ficou muito buracos e com bastante arames expostos detonei um pneu nessa brincadeira, só vi no retorno.