Horto - Alto da Boa Vista

February 4, 2016
February 2016

near Horto, Rio de Janeiro (Brazil)

Subida do Horto até a Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista. A subida começa no IMPA, passa pelo Solar da Imperatriz, e segue pela trilha de terra que une o Solar até a Vista Chinesa. Esta trilha é usada também pelo pessoal da bike, que desce a trilha em bastante velocidade. Cuidado! A trilha pode ficar bastante enlameada e escorregadia em alguns trechos com um pouco de chuva. Da Vista Chinesa até a Mesa do Imperador a subida é feita pelo asfalto.

Da Mesa do Imperador segue-se para uma praça vizinha, de onde recomeça a trilha de terra. Esta trilha parece ser pouco utilizada, há muitas árvores caídas obstruindo a passagem, e em alguns pontos a floresta cobre a trilha. Mas é possível seguir até uma bifurcação clara. Da bifurcação segue-se para a direita, por onde se passa por várias caixas d'água, quatro ao todo, mini-represas, até chegar a um decantador, utilizado pela Companhia de Águas do Rio de Janeiro, a CEDAE. Este trecho passa por muitos bambuzais, que obstruem parcialmente o caminho. Do decantador, o caminho segue bem largo, até encontrar um trecho de paralelepípedos e, ao final dele, o asfalto.

A saída para o asfalto se encontra bloqueada por um portão da CEDAE. Me pergunto se não haveria uma saída alternativa. É possível contudo passar à esquerda do portão, tomando cuidado com o arame farpado. O encontro com o asfalto se dá logo abaixo de uma entrada do Parque Nacional da Tijuca. O caminho para a Praça Afonso Vizeu segue agora inteiramente pelo asfalto, descendo inicialmente para depois subir, e passando por duas bifurcações, uma para São Conrado e outra para a Barra da Tijuca. Seguindo sempre para a direita chega-se rapidamente na Praça Afonso Vizeu.

Asfalto

Vista Chinesa

• Photo of Natashaaps
    Natashaaps Jun 16, 2016

Longa trilha, porém não possui dificuldades. Ótima por ser menos frequentada pelos frequentadores do parque, então é uma boa opção para quem procura sossego! =)

• Photo of dsilva.rocha
    dsilva.rocha Jan 25, 2017

Puxa! Só hoje me deparei com este track. Mas respondendo à sua pergunta: sim, há uma saída alternativa por uma trilha que sai à esquerda da penúltima curva da estradinha. Só que você vai ter que subir um barranco para sair na estrada da vista chinesa, já que esta trilha vai dar de encontro com um muro.