Hortas de São Luis (Rota Vicentina)

Photo ofHortas de São Luis (Rota Vicentina) Photo ofHortas de São Luis (Rota Vicentina) Photo ofHortas de São Luis (Rota Vicentina)

54 minutes
November 22, 2021
November 2021

near São Luis, Beja (Portugal)

Local: Odemira
Nível de dificuldade: Fácil
Extensão: 3,5km
Tipo de percurso: Circular e sinalizado
Inicio/Fim do percurso: São Luís, junto ao supermercado Catarina Silva (Coordenadas 37°42'50.7"N 8°39'55.2"W)
Melhor altura para ir: Recomendável fazer entre Setembro e Junho

O que levar para o caminho:

- Mochila confortável
- Calçado e roupa adequada para as caminhadas
- Casaco impermeável em épocas de chuvas (Verificar sempre a meteorologia)
- Bastões de caminhada
- Comida e água
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol
- Repelente de insetos
- Um saquinho para colocarem o vosso lixo
- Telemóvel para terem ajuda do GPS (não esquecer de ter mapa offline, muito importante para sítios com muita pouca rede ou nenhuma)
- Powerbank
- Kit de primeiros socorros

O percurso começa junto à paragem de autocarro perto do supermercado Catarina Silva, e depois tem uma parte linear que segue por uma rua até à Igreja Paroquial de São Luís, mas eu não fiz essa parte linear, decidi começar mesmo junto à Igreja.

O caminho segue até ao lavadouro e depois continua em frente por um estradão de terra batida até virar à esquerda junto a uma casa com piscina e caminhamos mais uns 800m para virar de novo à nossa esquerda para entrar num trilho cheio de sobreiros.

Mas antes, até lá, vamos apreciando a vida rural desta zona, passamos por várias quintas com pomares, rebanhos e hortas.

Vamos entrar então numa zona bonita de sobreiros subindo até ao ponto mais alto do percurso, nesta parte do percurso tem uma pequena zona de eucaliptos mas de pouca dura.

No ponto alto do percurso temos vista sobre a serra e a aldeia de São Luís.

Depois iremos começar a descer e começamos a ver as primeiras casas com os seus campos agrícolas.

Mais à frente iremos passar por uma vinha e seguimos para a esquerda.

Uns metros depois viramos à direita continuando a seguir o estradão de terra batida até chegar à rua de Alexandre Herculano onde iremos virar à esquerda.

Já faltando menos 600mt para terminar o percurso, o resto do caminho passa pelas ruas de São Luís onde iremos apreciar algumas casas típicas alentejanas até voltarmos ao ponto em que iniciamos o percurso.