Historias do Planalto

5 hours one minute
March 16, 2019
March 2019

near Boiças, Lisboa (Portugal)

São muitas as historias que se contam sobre o fantástico Planalto das Cezaredas , no Concelho da Lourinhã… Desde a invasão Romana em que as tropas de Júlio César por ali acamparam desde o Séc.II ao Séc.V a.c., à celebre Batalha da Roliça em 1808, aquando das invasões Francesas … Caçadas reais, os amores clandestinos de D. Pedro I e D. Inês de Castro…
Foi em busca dessas historias que demos inico ao trilho na belíssima freguesia de Reguengo Grande, junto ao Museu e Junta de Freguesia local… Tivemos como guia no primeiro quarto de percurso o Rio Galvão, que nos levou sobre pequenas quedas de agua, pontes românicas, azenhas, levadas, lavadouros, a percorrer o magico Vale Cornaga, onde por momentos, fechando os olhos, podemos ouvir as lavadeiras de outrora a lavar as roupas no leito do rio, ou os moleiros a carregarem as carroças de farinha de trigo, moídas nas azenhas, etc, etc...
Saindo deste riquíssimo vale, subimos ao planalto, onde podemos desfrutar de uma maravilhosa paisagem, e imaginar, sobretudo o ponto de vista francês, como terá sido a Batalha da Roliça, pois o trilho desenvolve-se por todo o planalto, descendo à Columbeira, já no Concelho do Bombarral, por um trilho bastante vertical, e aconselhável a pessoas de boa compleição física, daí a designação de DIFICIL, e voltando a subir ao Picoto, local onde podemos encontrar um monumento evocativo dos 200 anos da Batalha da Roliça, e mais à frente, o tumulo do Tenente General George Lake, que morreu em combate nessa batalha…
Já no regresso, passagem à Gruta Nova e Lapa do Suão, onde podemos desfrutar de uma belíssima vista sobre um vale encavado, com afloramentos rochosos calcários, que fazem deste local, um local único… Daí até ao Reguengo Grande, são três Kms para descomprimir de um trilho bastante exigente, mas muito interessante…
Volto a referir que a classificação de Difícil deste trilho, deve-se ao facto de em alguns momentos na zona do planalto, os trilhos encontrarem-se muito fechados, difíceis de trilhar, para alem dos constantes desníveis acentuados que temos de ultrapassar, por vezes com uma ou outra queda… Coisas de caminheiro :) Fica o convite