Hiking Serra da Estrela - Covão d'Ametade - Loriga - Alvoco - Torre - Covão d'Ametade

one day 12 hours 30 minutes
May 7, 2022
May 2022

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Dia 1/2— Serra da Estrela

Covão d'Ametade, Loriga, Alvoco

22k

Aproveitando dois belos dias de Maio onde a primavera já se faz notar em força na Serra da Estrela e com esperança de ainda ver neve no alto da Torre organizei esta caminhada à Serra da Estrela.
Deixei o carro no Covão d'Ametade, entrei pelo parque de campismo e apanhei o PRM5, seguindo pelo cântaro gordo. Este é um trilho muito duro mas que é reconfortante pelas imagens do covão magro e todo maciço central da serra. Aqui fazemos logo 450 de subida na vertical nos primeiros 2,5k até aos 1900m de altitude.
Chegado ao planalto segui pelas chancas, onde encontrei várias pequenas lagoas até à N336.
Aqui apanhei caminho para a garganta de Loriga PRS5 outro dos caminhos ícones da Serra.
Desci através de um estradão de terra em direção à salageira.
Aqui a vista do Covão do Boeiro e a Barragem do Covão do Meio à nossa direita é fantástica.
Segui sempre caminho até Louriga, mais um caminho exigente, bem marcado com marcações e mariolas. Em Louriga apanhei caminho para Alvoco. Caminho um pouco degradado e com giestas floridas por todo o lado. Cheguei por volta das 20:00 à Casa da Ribeira onde fiquei a noite. Lugar que não tive oportunidade de conhecer melhor mas certamente irei voltar pois está localizado junto á ribeira de alvoco e de certeza que nos dias de verão será um lugar top para passar um fim de semana.
Dia 2/2 - Alvoco, Torre, Covão d'Ametade

Após uma noite bem dormida acordei com os raios de sol a entrarem pela janela mostrando-me que iria ser um dia de Sol daqueles.
Acordei por volta das 7 arranjei tudo e fui buscar o pequeno almoço que me deixaram, como combinado, num saco à entrada pois o padeiro só chegava às 8 e pareceu-me que às 7 não é costume alguém se levantar a essa hora. 😁 Brincadeira As Sandes de queijo da serra estavam top.
Em Alvoco apanhei as marcações do PRS 14 "rota do pastoreio" por muitos conhecido como km vertical 😅
Aqui subimos 1217metros na vertical em 7.8k.
Sabendo do que me esperava iniciei aproveitei para apreciar a beleza de Alvoco e fazer um reforço alimentar.
O percurso é fácil encontrar e seguir pena é se dar conta que não passam ali rebanhos à muito, não existem fezes de animais, o caminho está estreito e com ervas por muito lado, coisa que um rebanho limpava fácil.
O percurso desenrola-se pelo cerro dos pardieiros até ao planalto da Torre.
No caminho encontrei umas pedras incríveis com sinal de serem um lugar que já teve muito movimento e seria algo de especial.
Depois de muito procurar lá cheguei "Chapéus Abicados" 1800m altitude.
Sempre com o Sol pela frente, fazia-se parecer um dia de Verão, a água não era muita, (cuidado desde que se começa a subir não existem pontos de água), foi sempre a subir até à Torre, valeram-me duas laranjas que tinham-me posto para pequeno almoço. 😁👍
Na Torre abasteci com duas sandes típicas de presunto e queijo e duas colas 😅.
Segui caminho, grandes mariolas, pelo Covão da Quelhas e aqui mais umas paisagens incríveis dos poços de Louriga.
Aqui fui num caminho marcado nas cartas militares junto à Lagoa do Covão das Quelhas. Muito bonito esta parte do percurso. Fui em direção à salgadeira e EN336 repetindo esta parte do percurso do dia anterior.
Subindo a estrada de terra até à nacional temos uma perspectiva totalmente diferente do Covão do Boeiro.
(Prova que um caminho em direção oposta é outro caminho.)
Passei a nacional e fui em direção ao PRM5 para ir em direção à Lagoa do Peixão.
Passada a lagoa podemos observar o Vale Glaciar da Candieira. Segui caminho contornando o Cântaro Gordo até ao parque de campismo do Covão d'Ametade onde tinha o carro.
Um exelente percurso pelo coração da Serra da Estrela.

• Photo of alvaroporro
    alvaroporro Aug 22, 2022

Senderismo Serra da Estrela - Covão d'Ametade - Loriga - Alvoco - Torre - Covão d'Ametade Día 1/2— Serra da Estrela Covão d'Ametade, Loriga, Alvoco 22k Aprovechando dos hermosos días de mayo donde la primavera ya está fuerte en Serra da Estrela y con la esperanza de seguir viendo nieve en lo alto de la Torre, organicé esta caminata a Serra da Estrela. Dejé el coche en Covão d'Ametade, entré en el camping y cogí la PRM5, siguiendo al gordo cántaro. Este es un sendero muy duro pero reconfortante por las imágenes del delgado covão y todo el macizo central de la cordillera. Aquí hacemos 450 de desnivel en los primeros 2,5k hasta 1900m de desnivel. Llegando al llano, seguí las chancas, donde encontré varias lagunas pequeñas hasta la N336. Aquí tomé el camino hacia el desfiladero de Loriga PRS5, otro de los caminos icónicos de la montaña. Bajé por un camino de tierra hacia la salageira. Aquí la vista de Covão do Boeiro y la Presa de Covão do Meio a nuestra derecha es fantástica. Seguí siempre el camino de Louriga, otro camino exigente, bien señalizado con balizas y mariolas. En Louriga tomé la carretera de Alvoco. El camino está un poco degradado y con retamas en flor por todas partes. Llegué alrededor de las 20:00 a Casa da Ribeira donde pasé la noche. Un lugar que no tuve la oportunidad de conocer mejor pero que seguro que volveré porque está situado al lado de Ribeira de Alvoco y seguro que los días de verano será un sitio top para pasar un fin de semana

Día 2/2 - Alvoco, Torre, Covão d'Ametade Después de una buena noche de sueño me desperté con los rayos del sol entrando por la ventana indicándome que iba a ser un día soleado como ese. Me levante como a las 7 de la mañana arreglé todo y fui a buscar el desayuno me dejaron como estaba de acuerdo en una bolsa en la entrada porque el panadero solo llego a las 8 y me parecio que a las 7 no es costumbre para nadie levantarse a esa hora. 😁 Es broma Los sándwiches de queso Serra fueron geniales. En Alvoco recogí las marcas de la PRS 14 "ruta de pasto" por muchos conocida como km vertical 😅 Aquí subimos 1217 metros en vertical a 7,8k. Sabiendo lo que me esperaba, aproveché para apreciar la belleza de Alvoco y hacer un complemento alimenticio. La ruta es fácil de encontrar y vale la pena señalar que las manadas hace mucho tiempo que no pasan por allí, no hay heces de animales, el camino es angosto y con pasto en muchos lados, algo que una manada limpiaría fácilmente. . La ruta transcurre por el collado de Pardieiros hasta la meseta de Torre. En el camino encontré unas rocas increíbles con señales de ser un lugar que solía tener mucho movimiento y sería algo especial. Después de mucho buscar allí llegué a "Sombreros Abicados" a 1800m de altitud. Siempre con el sol de frente, era como un día de verano, el agua no era mucha, (cuidado ya que empiezas a subir no hay puntos de agua), siempre subía a la Torre, me dieron dos naranjas me había hecho el desayuno. 😁👍 En Torre me abastecí de dos bocadillos típicos de jamón y queso y dos refrescos de cola 😅. Seguí el camino, grandes mariolas, por Covão da Quelhas y aquí algunos paisajes más increíbles de los pozos de Louriga. Aquí fui por un camino marcado en las cartas militares junto a la Lagoa do Covão das Quelhas. Esta parte de la ruta es muy bonita. Me dirigí hacia la salgadeira y la EN336 repitiendo esta parte de la ruta del día anterior. Subiendo por el camino de tierra hasta la carretera nacional tenemos una perspectiva totalmente diferente de Covão do Boeiro. (Prueba que un camino en la dirección opuesta es otro camino). Pasé la nacional y me dirigí hacia el PRM5 para ir hacia Lagoa do Peixão. Después de la laguna, podemos ver el Valle del Glaciar Candieira. Seguí el camino alrededor de Cântaro Gordo hasta el camping Covão d'Ametade donde tenía mi coche. Una excelente ruta por el corazón de la Serra da Estrela