Hiking Lavras Novas - Distrito de Ouro Preto MG

Photo ofHiking Lavras Novas - Distrito de Ouro Preto MG Photo ofHiking Lavras Novas - Distrito de Ouro Preto MG Photo ofHiking Lavras Novas - Distrito de Ouro Preto MG

January 28, 2021
January 2021

near Lavras Novas, Minas Gerais (Brazil)

Percurso - Cachoeira dos namorados / Cachoeira 3 pingos / Represa Custódio

Desde o início da trilha até o seu fim, fomos acompanhados por um cachorro da região, sempre nos guiando e fazendo companhia. Caso um cachorro preto comece a te seguir, não o espante, ele é bem dócil e faz todo o caminho a sua frente, te orientando.

A trilha é de dificuldade moderada porém faz necessário um bom calçado e preparo físico para parte pós represa, devido ao solo repleto de pedras e subidas muito íngremes.

As cachoeiras que podem ser visitadas durante o percurso são de baixo volume de água. A que mais nos agradou foi a 3 pingos, pois sua queda projeta a água afastada da parede, sendo possível ficar confortável embaixo da queda dágua.

Grande parte da trilha se dá pela estrada de terra, principalmente do trecho inicial até a represa. Quanto mais próximo da Represa do Custódio, maior o número de quadriciclos e motos na estrada, sua orla atrai bastante os praticantes desse tipo de passeio.

A melhor e mais difícil parte da trilha se dá após pegar a ponte situada em uma das saídas da represa, as vistas valem a pena.

OBS: Ao se distanciar da entrada para cachoeira dos prazeres, basta seguir a trilha que está bem demarcada e aparece na visualização via satélite. No meu registro um pequeno pedaço desse caminho ficou com erro, traçando uma linha reta, onde na verdade foi uma curva.

Primeiro mirante

Uma boa vista para os mares de morro da região

PictographBridge Altitude 4,059 ft

Siga em frente

Siga em frente para cachoeira dos namorados, conforme a foto tirada. Á esquerda, cachoeira 3 pingos.

Queda d'água

O poço dessa cachoeira se encontra mais abaixo, a trilha para este poço é bem demarcada.

Caminho para trilha por fora da estrada de terra, muito mais agradável e bonita. Também é um atalho para cachoeira 3 pingos

Direção cachoeira 3 pingos

Direita para cachoeira 3 pingos

Vista antes de entrar à esquerda para cachoeira 3 pingos

Cachoeira 3 pingos

PictographBridge Altitude 3,714 ft

PictographTree Altitude 3,790 ft

Árvore ao chegar nos arredores da represa

Saída de água Represa Custódio

Ponte que leva ao início da parte mais pesada da trilha (vale a pena)

Toda a subida proporciona ótimas vistas, onde estou na foto, permite uma vista muito mais bela que essa registrada.

Nesse ponto pegamos a esquerda, não fomos até a cachoeira

Vista que fica atrás da subida final

• Photo of Júlia Cordeiro Tonelli
    Júlia Cordeiro Tonelli Jan 29, 2021

Trilha super desafiadora e com várias recompensas ao longo do caminho! Variedade de vegetação e vários trechos que proporcionam uma vista de tirar o fôlego. Ps: Não bebam muita água nas últimas subidas! 😊