Hiking - Cume da Serra da Mira

February 4, 2017
February 2017

near Bom Jardim de Minas, Minas Gerais (Brazil)

Caminhada de montanha com visual muito bonito no cume da Serra da Mira, com direito a uma linda caverna na parte mais alta. Vale muito a pena fazer o percurso. Fomos em 11 pessoas. No começo da subida o tempo ainda estava nublado e achávamos que não veríamos nada, porém depois de 1h no cume o céu abriu e fomos presenteados com um belo visual.

O ganho de elevação não é absurdo mas sobe bem, então tem que haver um preparo físico pelo menos moderado para realizar a atividade. Recomendo levar água e comida pois apesar de no caminho existir alguns pontos de riacho existem também muita pastagem com bois e vacas, não sendo recomendado beber água do local.

Na volta passa-se por mais duas pequenas cachoeiras que dá pra ficar um tempinho e aproveitar.

Basicamente:

KM 0 - Lugar para parar o carro, com direito a caldo de cana;
KM 2,3 - Onde começa realmente a subir (existe uma pequena cachoeira do lado da porteira - foto)
KM 4 - Local da gruta/carverna (foto)
KM 4,3 - Ponto mais alto (1610m)
KM 7,8 - Cachoeira menor
KM 8,1 - Chachoeira maior
KM 8,7 - Fazenda antiga que serve como hospedagem também (paramos lá para conhecer o casarão antigo)

LEMBRE-SE SEMPRE DE RECOLHER SEU LIXO E DEIXAR TODA A FLORA E FAUNA INTOCÁVEL. A TRILHA É EM PROPRIEDADE PRIVADA, ENTÃO SEJA CORDIAL COM QUALQUER PESSOA QUE ENCONTRAR NO CAMINHO.

Aproveite a natureza ao máximo!