Hiking Cuiabá - Estrada Jurimirim - Coxipó do Ouro - Lixão - Cuiabá

Photo ofHiking Cuiabá - Estrada Jurimirim - Coxipó do Ouro - Lixão - Cuiabá Photo ofHiking Cuiabá - Estrada Jurimirim - Coxipó do Ouro - Lixão - Cuiabá Photo ofHiking Cuiabá - Estrada Jurimirim - Coxipó do Ouro - Lixão - Cuiabá

May 25, 2020
May 2020

near Castelo Branco, Mato Grosso (Brazil)

Caminhada de bom rendimento devido ao fim-de-semana de frio e pouco sol (dias 23 e 24 de maio 2020) no circuito Coxipó do Ouro.
Antes de chegar a comunidade de Coxipó do Ouro, o trajeto passa por alguns pontos históricos e com alguma possibilidade turística tal como a "Ponte de Ferro do Rio Coxipó" e a Igreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim, localizada entre a Ponte de Ferro e o acesso a comunidade de São Gerônimo.
No Coxipó do Ouro, tanto pelo frio e pelo Covid-19, a área de recreação sob a ponte do rio Coxipó estava fazia, sem aquela montoeira de gente e som alto. Os biguás estavam curtindo as águas, demonstrando o agradecimento da natureza quanto a paz.
Parada na comunidade, para tirar as botas, hidratar e descansar um pouco. No distrito somente o povo do motocross estavam por lá fazendo trilhas.
O retorno segue pela estrada pavimentada até chegar no lixão de Cuiabá. Nesse trecho, estoura uma bolha nos pés e nas intermediações do Barreiro Branco, a bolha rasga, dificultando violentamente a caminhada.
Com o pé direito ferrado, e a musculatura das duas coxas travadas, tenho que apelar para um resgate em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, faltando 5km para finalizar o percurso em circuito fechado.
Os pontos negativos desse circuito são: (a) a enorme quantidade de lixo depositado clandestinamente, tanto na Estrada do Jurumirim quanto na estrada que leva para o lixão; (b) trânsito intenso na Estrada do Jurumirim, acarretando bastante poeira na cara do caminhante.
Para fazê-lo, levar uma bandana ecohead para proteção nasal e da boca para a poeira.

PictographReligious site Altitude 653 ft
Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim

Igreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim

Almoço na ponte

PictographReligious site Altitude 625 ft

Ao passar pela estrada, é perceptível canais abertos com chorume sem tratamento. Vários urubus e até gente a pescar no lago ao lado do lixão. No caminho cruzei com duas unidades de "tratamento" de lixo hospitalar, só que no caminho até ampola de medicamento/vacina estava visível na estrada. Saneamento básico não dá voto! Agora estádio de futebol e pão e circo pra boiada sim!

Igreja de Nossa Senhora da Penha do Coxipó Mirim

• Photo of Edna Marques
    Edna Marques Jan 16, 2022

Fiquei curiosa com este hiking...quero fazer. 👏👏👏👣👣