Ruinas de Waqrapukara via comunidade de Huayqui - Peru

Photo ofRuinas de Waqrapukara via comunidade de Huayqui - Peru Photo ofRuinas de Waqrapukara via comunidade de Huayqui - Peru Photo ofRuinas de Waqrapukara via comunidade de Huayqui - Peru

August 7, 2023
August 2023

near Acos, Cusco (Peru)

Alugamos um carro (Toyota Etios, 1.4) em Cusco e deslocamos no primeiro dia até as 7 Lagunas de Ausangate.
Link: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/7-laguna-de-aisangate-142886793

Ficamos hospedados em Cusipata e no segundo dias fomos até a fortaleza de Wrakapucara. Retornamos para mais uma noite em Cusipata e no terceiro dia nos dirigimos para a montanha colorida.
Link: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/montanha-colorida-vale-rojo-143080405

Fomos bem cedo, para evitar movimento no estrada. Saímos de Cusipata em direção á Sangarará. Pouco após Sangarará saímos da rodovia 117 e entramos em uma estrada para Huayqui. Esta estrada não aparece nos App de mapas (google maps, Maps ME...) Link: https://pt.wikiloc.com/trilhas-carro/hayki-142988825

A estrada é de chão batido, alguns pontos mais estreita, mas em boas condições. Sem grandes aclives ou declives. Deixamos o carro em frente uma igreja. Bem ao lado onde se inicia a trilha.
A trilha tem uma subida acentuada no início, mas depois fica mais tranquilo.
É bem demarcada e em terreno fácil de caminhar. Contudo, preste atenção, principalmente na volta, pois é fácil se perder nas bifurcações de trilhas que levam para outros pontos. (ex: trilha para comunidade de Campi - muito fácil de se confundir e seguir por esta). A trilha é muito linda de se percorrer. O tempo todo margeando a montanha e seguindo ao lado de um cânion. Há alguns pontos de água pelo caminho.

Não há cobrança de taxas ou valores para acesso às ruinas da fortaleza de Wraqrapukara.
Nas ruínas estavam fazendo escavações arqueológicas e reformas para facilitar o acesso de turistas.

PictographCampsite Altitude 13,390 ft

PictographRuins Altitude 13,549 ft

PictographCave Altitude 13,359 ft

Seguindo reto vai até a comunidade de Campi