Guaricana e Ferreiro

9 hours
July 2, 2023
July 2023

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Guaricana e Ferreiro saída da fazenda Rio das Pedras e retornando ao mesmo local de início.

Fiz esta trilha no dia 02/07/2023, as trilhas até o Guaricana e Ferreiro estavam bem batidas, os dois cume possuíam livros em suas caixas cumes! Deve se ter atenção se seguir esse track pois acabamos nos distraindo no começo da trilha e seguimos em frente na estrada de pinheiros, sendo que deveria virar a direita em ponto demarcado neste track. Esta trilha passa por fazendas particulares, onde já ouvi relatos que os donos não permitem a passagem, e outros que me falaram que não tem problema de passar desde que não chegue perto das residências, então não sei dizer se caminhar por ali é permitido ou não. Este local era muito pouco frequentado, e esta ficando popular, então peço a todos que respeitem o máximo para que proibições severas não sejam aplicadas, conforme já aconteceu em outras trilhas, e assim todos fiquem se poder andar por mais essa trilha espetacular. Os tempos deste track, não são muito bons, é mais para se ter uma noção bem por cima de quanto tempo se leva entre os pontos, por que em alguns momentos andamos bem lentos, e em outros momentos aceleramos mais o ritmo.
Recomendações básicas;
Cuide de nossas montanhas, traga seu lixo novamente, se puder recolha os que encontrar no caminho, e em hipótese alguma faça fogueiras, mesmo achando que você pode controlar o fogo, qualquer vento pode causar uma catástrofe ambiental incalculável, todos os incêndios em montanhas foram causados por pessoas que acham que sabiam o que estavam fazendo. Não retire nada da montanha e traga tudo que você levou novamente. Deixe a montanha da forma que você gostaria de encontrar, assim você e os próximos aventureiros podem aproveita-las da melhor forma. Cuidado com animais peçonhentos sempre olhe bem onde pisa, ao redor de onde está andando, e onde coloca suas mãos.
Se prepare para trilha, pesquisando sobre o local, utilize algum aplicativo de monitoramento de trilha com GPS, vá sempre com alguém que tenha experiência e conhecimento do local, evite dias que a previsão aponte chuvas. Leve sempre roupa de frio na mochila mesmo que o dia esteja quente, também sempre leve equipamentos de emergência como lanternas(pilhas reservas), apito, corta vento/chuva, agua(Para esta trilha levei 3 litros e sobrou 500ml, mas consumo de agua varia de cada pessoa e como está o clima), esta trilha possui bastante rios para coleta de água, mesmo sendo água da serra indico o uso de clorin, pois já encontrei alguns animais mortos em rios, indico que leve comida de sobra também, seguindo essas dicas, mesmo que tenha qualquer tipo de emergência estará preparado para ela. Marquei a trilha como moderada, mas lembrando que o nível de dificuldade pode variar de fácil ou difícil, vai depender do seu preparo físico. Boa trilha!!!

Por distração seguimos na estradinha, sendo que é o caminho errado, quando avistamos o lago, vimos q estava errado e retornamos para a trilha correta

Este ponto entra na trilha correta que leva até o portão próximo ao rio, que é o portão correto!

PictographDoor Altitude 3,049 ft

7:39 vira a direita bifurcação tem um limoeiro nesta "esquina"

Saída do local 8:26

tem uma trilha secundária que não sei para onde lava

Neste ponto tem vista para as montanhas, na foto não parece muito bem.

Chegada ao cume com 1 hora e 20 minutos, subida em ritmo moderado!