Gruta x Pedreira

November 5, 2017
November 2017

near Região I Centro- Três, Espírito Santo (Brazil)

Uma bela trilha dentro da cidade, vale apena conhece-la, é de uma rara beleza pelo espetáculo das paisagens vista por cima dos morros. A trilha é feita em uma das maiores e pouca área de preservação natural de Vitória, travessia Gruta da Onça x Pedreira de Joana D'arc. A travessia tem inicio na Capixaba centro de Vitória, no Parque Municipal Gruta da Onça e término na Pedreira desativada de Joana D'arc, fica dentro da Área do Parque Municipal Mulembá. A trilha só tem ponto de água potável no inicio (bica de uma fonte natural). Subindo ao morro do vigia chega-se a Pedra do Urubu, desce pela mata (pasto) até ao campinho onde tem uma casinha abandonada, atravessando o campo segue pela direita descendo, entra do lado de uma residência com cerca de bambu vai dar la alameda da portaria de Fradinhos, na metade dela vire a esquerda até chegar na estrada de paralelepípedo. Chegando nela vire a direita descendo num lajeado (pedra maciça) onde vai dar numa trilha na mata, continuando sempre na principal vai chegar a um pé de jaca enorme, gire a esquerda subindo a trilha terá uma bifurcação a direita (onde vai para pedra dos olhos), continue reto mas acima terá outra bifurcação, vire a esquerda sempre na principal,subida e descida e subida onde vai dar num pastagem rasteira no cume do morro onde terá um linda vista. Siga a trilha que margeia a cerca de arame até onde terá uma entrada para dentro da área a esquerda, ultrapasse para o outro lado e siga margeando a cerca de arame, mas a frente terá que passar por baixo de uma cerca de arame na perpendicular, ultrapasse-a e siga em frente, a trilha vai afastando da cerca de arame que esta na mesma direção. siga a trilha onde irá dá num lajeado de pedra maciça com uma linda vista. Desça a pedra e entre na mata siga a trilha na direção esquerda, mas a frente terá outra cerca de arame, ultrapasse-a descendo (nessa parte terá uma trilha mais fechada com vários obstáculos, arvores caídas atravessadas na trilha, emaranhados de galhos fechando a trilha. Será um exercício de abaixa e levanta, constantemente). Mantenha-se na trilha principal, fique atento que terá umas guinadas sempre pra direita, mas curtos. Seguindo irá chegar num pasto, vire pra direita, atravesse outra cerca de arame e vá subindo (um pouco ingrime, mas de curto espaço), mantenha-se sempre na trilha a direita onde subirá um lajeado ingrime até chegar na parte plana, onde terá uma bela vista. Desse ponto olhando para o pasto avistará a trilha, basta descer um pouco u subi-la indo até o outro lajeado próximo a uma pedra grande e quadrada. Dali já avistará a pedreira e o lago. Não siga a trilha pela esquerda ( Nessa trilha é frequentada por pessoas de caráter duvidoso). Siga pela direita onde avistará uma grande arvore, siga até ela e desça a trilha que se encontra a sua esquerda, onde avistará a central de tratamento da Cesan, no final da descida vire a esquerda onde chegará na lago da Pedreira (se quiser ter uma vista do lago de cima, próximo a ele vire a esquerda). Obs. Geralmente quando faço essa trilha, deixo o carro próximo ao Parque Gruta da Onça, ao término da trilha eu embarco no ônibus 071 (Circular) e retorno pra onde deixei o carro. O valor da passagem, ultimamente, é R$3,15.

• Photo of Breno Mergh
    Breno Mergh Aug 16, 2018

Gostei da trilha e tenho interesse em fazer, fico preocupado em relação a segurança, é seguro fazer essa trilha sem risco de assaltos?

• Photo of Antonio Carlos Vieira de Souza (Matusa)
    Antonio Carlos Vieira de Souza (Matusa) Nov 17, 2018

Olá, vi agora! Então, já ouvi alguns comentários, mas não conheço algum grupo que tenha sido assaltado lá.