Activity

Grijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16)

Download

Trail photos

Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16) Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16) Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16)

Author

Trail stats

Distance
10.57 mi
Elevation gain
751 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
984 ft
Max elevation
764 ft
TrailRank 
34
Min elevation
184 ft
Trail type
One Way
Moving time
4 hours 5 minutes
Time
5 hours 14 minutes
Coordinates
2810
Uploaded
January 7, 2024
Recorded
January 2024
Be the first to clap
Share

near Corveiros, Porto (Portugal)

Viewed 39 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16) Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16) Photo ofGrijó- Porto (Caminho Português Santiago desde Lisboa - etapa 16)

Itinerary description

Esta foi a segunda etapa mais curta em termos de extensão realizada até agora, só ultrapassada pela primeira etapa simbólica de 9,44 km entre a Igreja de Santiago em Lisboa e o Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, também em Lisboa.
O facto de ser um percurso relativamente mais curto, permitiu-nos usufruir de alguns pequenos luxos como dormir até mais tarde, tomar o pequeno almoço às 9h30 e começar a caminhar após as 11h00.
O projeto de alojamento local Couto Rural é uma aposta de sucesso da nossa anfitriã Dª. Lurdes e seu marido, que profundamente se empenharam na recuperação de edificado em ruína e ergueram este magnifico espaço. Foi uma experiência gratificante ter tido o prazer daqui pernoitar e conhecer tão dignas pessoas. Pessoas de bem. Valeu a pena o pequeno desvio no Caminho de Santiago.
Iniciado o percurso, em menos de 1000 metros retomámos o caminho de Santiago (setas amarelas).
Embora curta esta etapa, é de beleza extrema, e quer queiramos quer não, a chegada à cidade do porto gera sempre alguma ansiedade.
O passeio é muito agradável. Inicialmente em ambiente urbano de pequenas dimensões e rural.
A pouco mais de 4 km do inicio do percurso, no final da aldeia do Loureiro, inicia uma fascinante e enorme calçada romana de pedra por onde passa o Caminho de Santiago, que rasga toda a floresta e sobe montanha acima. A simbiose da estrada romana com a natureza é algo indescritivel. Momento único. Estado de conservação excelente. Para mim foi dos melhores momentos vividos até agora. Isto é a essência do Caminho de Santiago, a descoberta permanente. Jamais imaginaria que Portugal tinha estradas romanas em tão bom estado e extensão. Senti a história, Consegui passar no mesmo local onde milhares de pessoas já passaram ao longo de vários séculos. O Homem morre a estrada fica. É história.
Terminada a ascenção da montanha, termina a estrada romana, iniciando-se caminhos de terra batida pelo meio da floresta, bastante saturados pela enorme precipitação ocorrida nos dias anteriores. Não deixa de ser desafiante ultrapassar os vários obstáculos que nos vão sendo deparados bem como a descida final, já com alguma exigência técnica antes do regresso à civilização e estradas de asfalto.
Diria que o percurso na natureza terminou neste ponto. Daqui para a frente até ao porto, é percorrer paisagem urbana, em estrada de asfalto, muito trânsito e poluição atmosférica e sonora provocada pelo enorme trânsito automóvel.
A entrada na cidade do Porto é muito bonita. Faz-se através da cidade de Gaia, mais propriamente através da magestosa ponte D. Luis, a qual foi construída entre os anos de 1881 e 1886 por Théophile Seyrig, um aluno do famoso Eiffel. Théophile Seyrig já havia trabalhado anteriormente com Eiffel na construção da Ponte D. Maria Pia, igualmente no Porto.
Sem qualquer dúvida a Ponte D. Luis I é uma das principais obras e monumentos da cidade do Porto, cartão postal da Cidade, dos locais para melhores fotografias da cidade. De lá é possivel obter uma vista vasta e maravilhosa da cidade, das caves do vinho do Porto, dos barcos rebelos, do rio Douro, da ribeira, da torre dos clérigos, da Sé, das outras pontes entre outros tantos momentos, sendo que caminhar por essa enorme estrutura é um momento único e memorável. Cada travessia é sempre única e especial, nunca é igual. É mágica.
Visitada a Sé do Porto, colocado o carimbo na credencial do peregrino é hora de deslocar ao alojamento final. Para esta etapa escolhemos o Zero Box Lodge Porto, conceito diferente de hotelaria o qual já conhecemos e adoramos. Local com muita qualidade e conforto para pernoitar. Para jantar desta vez escolhemos o Food Corner, mesmo em frente ao hotel, local descontraido onde degustámos várias experiências gastronómicas asiáticas e europeias. Terminámos esta etapa num dos lounges do nosso hotel com sobremesas gourmet e algumas bebidas para comemorar a chegada ao Porto, 421,80 km após a nossa partida de Lisboa.
Nesta fase lembro-me do meu pai que me diz: "tu és doido 😀".
Etapa 16 👣🎒🥾🦯 17,02 km 🥾🦯👣
Acumulado: 421,80 km 😀
Tempo total: 133h29
Tempo em movimento: 102h55
Após partida da Igreja de Santiago em Lisboa, local onde começa o caminho português de Santiago a partir de Lisboa, percorridos 421,80 Km, passando pela Sé de Lisboa, pelo Santuário de Fátima e pela Sé de Coimbra, chegando agora à Sé do Porto, o que para muitos é o ponto de partida desta Caminhada, para nós é uma das principais etapas, é mais um objetivo alcançado 😀💪.
Barreira das 100h de tempo em movimento contínuo superada 😀💪.
O ponto de chegada já está mais próximo que o ponto de partida 😀💪.
Nunca Santiago esteve tão perto 😀💪.

Comments

    You can or this trail