Photo ofGRANJA/ TRILHO O MARÃO TEM SANGUE AZUL / SENHORA DA SERRA - PÓVOA - ANSIAÊS - AMARANTE. Photo ofGRANJA/ TRILHO O MARÃO TEM SANGUE AZUL / SENHORA DA SERRA - PÓVOA - ANSIAÊS - AMARANTE. Photo ofGRANJA/ TRILHO O MARÃO TEM SANGUE AZUL / SENHORA DA SERRA - PÓVOA - ANSIAÊS - AMARANTE.

November 12, 2022
November 2022

near Póvoa, Porto (Portugal)

Circular, com marcações SÓ o trilho tem Sangue Azul, o restante percurso NÃO TEM MARCAÇÕES, mas todo ele com bons caminhos e estradoēs largos e limpos. Excepto no inicio do percurso a seguir à Capela de São Lourenço na Granja virei pela direita e deveria.ser pela esquerda, assim fui dar ao final no meio de um lameiro o que depois fiz.um pouco de corta mato até chegar à estrada onde já tem passado o RALLY vodafone. Iniciei o percurso num largo por baixo da capela de São Lourenço na Granja ( CANDEMIL),passando pela capela de São Lourenço e.a intenção é seguir até à casa do guarda florestal, um pequeno engano mas cheguei lá e por baixo dei inicio ao Trilho leniar."O Marão tem Sangue Azul ".Grande floresta, linda paisagem, acompanhando a Ribeira da Póvoa até à sua nascente. Pelo trilho 2 moinhos antigos,pequenas quedas de água, entre castanheiros a cair a folha,fontes para poder beber até ao grande parque de merendas da Póvoa e uma pequena lagoa.Sempre a subir junto à. Ribeira até ao seu final bem lá no alto no limitede concelhosde Amarante e Baião. Optei por virar pela direita para subir até à Senhora da Serra, mas esta opção é muito mais longe,e não tem caminhos para curtar mais.a direito Paisagens incríveis do alto Marão, e vendo o que os incêndios consumiram no Verão ,os postos emissores,miradouroda senhoradaSerrae marco Geodésicojunto da capelade NossaSenhoradaSerrafazem a delícia. A descida foi feita em cerca de 1km no trilho Sangue Azul e na estrada florestal virei para a esquerda, seguindo-a .Era intenção passar junto à casa do guarda florestal, mas mais uma vez tive que seguir sempre a estrada até encontrar o estradão onde costuma passar o RALLY. É que existe uma vedação em rede numa grande extensão do estradão, pelo qual não se pode virar em direção ao início do trilho do Sangue Azul. Acho que um pouco antes da vedação deverá ser hipótese já que existe uma descida em jeito de estradão. Uma vez novamente na casa do guarda florestal segui no estradão ao lado sempre em frente que me levou mesmo até ao estacionamento por baixo da capelade São Lourenço . A salientar que nesta época do ano e Inverno o trilho é muito humido o que o torna escoregadio ,e atravessar a Ribeira da Póvoa com muita água pode ter que molhar os pés. No Verão só aconselho os 3,5 km do trilho o Marão tem sangue azul pela sua enorme sombra. Quem gostar de floresta e rio é este o trilho idial.

PictographReligious site Altitude 2,249 ft

Queda de água

Painel informativo

Subida acentuada

Fim do trillho o Marão tem sangue azul