Gran Paradiso - Valsavarenche/IT

August 13, 2023
August 2023

near Maisonasse, Valle d’Aosta (Italia)

Sai de Grenoble depois do almoço e segui de carro até Valsavarenche, na Italia. Resolvi passar por Bourg Saint-Maurice para evitar o pedagio do tunel do Mont Blanc, mesmo que isso aumenta o tempo de viagem em 1 hora.

A escolha foi acertada, pois a estrada tem um visual incrivel, especialmente na fronteira com a Italia.

Fiquei em um hotel chamado l'Hostellerie Du Paradis. Achei um pouco formal, mas o preço é bom.

No dia seguinte, apos o café da manhã, fui até o estacionamento na base da trilha que leva ao Refuge Federico Chabod. Realizei a subida em torno de 2 horas, pegando os atalhos para evitar o zigzag.

O refugio é muito bom: comida boa, café bom, mesas de picnic no exterior com vista para o Gran Paradiso, pessoas alegres, ducha quente, ... tinha até wifi Starlink neste dia!! Baixei 2 filmes Netflix no telefone :)

Passei a tarde comendo e assistindo filmes no Netflix. No final do dia, conheci o grupo e o guia. O guia da Esprit Montagne, Christophe Clos, é muito simpatico.

No dia seguinte, acordamos as 3:45 para tomar café da manhã e partir ao cume. A subida é longa. Comecamos por uma trilha comum, com trechos rochosos e chegamos ao glaciar. Apos nos encordarmos, seguimos pela longa subida sobre o glaciar, evitando as crevasses.

Mais adiante, apos as crevasses, o caminho é predominantemente uma longa subida em neve. Uma das pessoas do nosso grupo não estava muito bem preparada para o esforço e passou um pouco mal. Quase foi necessario abortar...

Proximo ao cume, tem-se uma parte rochosa. Foi instalado uma via ferrata para acelerar a passagem mais delicada e evitar congestionamentos. Fizemos o cume e a descida foi relativamente rapida. O guia pisou no acelerador e descemos bem rapido, com apenas uma pausa.

Chegando no refugio, almoçei e resolvi descer até o carro e dirigir de volta pra casa em Grenoble no mesmo dia, ao invés de ficar uma noite no refugio.