Gralhas#Larouco#Gavião#Serra Larouco

Photo ofGralhas#Larouco#Gavião#Serra Larouco Photo ofGralhas#Larouco#Gavião#Serra Larouco Photo ofGralhas#Larouco#Gavião#Serra Larouco

April 1, 2023
April 2023

near Gralhas, Vila Real (Portugal)

Nestefim de semana o Nosso Braga foi a Chaves e nós fomos com eles. Por isso decidimos ir de fim de semana a Chaves. Por isso aproveitamos para subir ao Larouco pois já estava nos nossos objectivos. Saímos da aldeia de Gralhas, deixamos o coche no parque de estacionamento mesmo ao lado do cafezinho da D. Fernanda. Dois didinhos de conversa com a proprietária pois tanto eu como o Jorge gostamos muito de uma boa conversinha e lá fomos nós. Um trilho muito bonito com paisagem lindas. Começamos sempre com subida até ao ponto mais alto Larouco com o seu marco Geodésico. Tivemos um pouquito de azar quando lá chegamos os " nossos hermanos" espanhois decidiram suprar o nevoeiro e as cortinas fecharam se completamente. Toca a comer rápido e por os pés a caminho pois estava muito frio e vento. Mesmo assim ainda subimos o alto Larouco mas sempre com nevoeiro. Começamos a descer e o nevoeiro ia e vinha. Quando nos derigimos para subir o Gavião, aqui andamos a investigar um pouco por isso aconselhamos a Subir até ao alto Gavião e depois voltar pelo mesmo caminho até à intersecção para despois começar a descer para a aldeia.Ao km +-12 desviamos à direita mas o caminho aqui começa a ficar fechado pois a vegetação já está a ficar bastante densa e alta junto aos currais. Podem sempre no km 12 seguir em frente no Estradão até à aldeia. Mais uns tempos e fecha completamente.
Um trilho com alguma dificuldade pois tem algum desnivel, mas com bom piso.
Relembrar como é um trilho de montanha aconselho sempre levar agasalho( luvas, gorro, penas) pois a qualquer altura o tempo pode virar( nós saímos da aldeia com bom tempo e no topo um nevoeiro gelido). Uso de botas, bastões, Gps ou Wikilok para orientação. Aproveitem mas sempre com muito cuidado.

Aqui começamos a caminhada na Aldeia de Gralhas

PictographReligious site Altitude 3,332 ft

Vamos subir ao Gavião e depois voltar até aqui e descer para a direita. Ao descer do Alto do Gavião curtamos caminho mas não aconselhamos. Apesar da vegetação estar baixa ficamos todos negros por causa dos incêndios.

Decidimos ir um pouco à frente ver se tinhamos caminho para a aldeia de Galhas, mas optamos por voltar para trás pois iriam ser muitos mais kms.

Aqui decidimos curtar caminho, a vegetação estava rasteira mas ficamos com as roupas todas negras por causa dos incendios. Por isso o ideal é voltar para trás até encontrar o caminho para a direita. Mas como gostamos um pouquinho de aventura esta foi a nossa opção.

PictographRisk Altitude 3,454 ft

PictographRisk Altitude 3,393 ft

Trilho quase tapado de vegetação