GR55 - Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (03-10-2020)

Photo ofGR55 - Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (03-10-2020) Photo ofGR55 - Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (03-10-2020) Photo ofGR55 - Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo (03-10-2020)

October 5, 2020
October 2020

near Cascalho, Santarém (Portugal)

Grande Rota inaugurada recentemente (em 26 de Setembro), desenvolvendo-se por três concelhos do quadrante nordeste do distrito de Santarém: Abrantes, Mação e Sardoal.

Sob o signo da água, percorre um conjunto notável de construções ligadas à memória arqueológica industrial (azenhas, lagares, levadas, etc.), hoje, com algumas excepções, quase todas em ruínas e ao abandono. Outro motivo de interesse prende-se com a Natureza, nomeadamente a riqueza dos ecossistemas ripícolas que ainda podemos testemunhar em alguns trechos das ribeiras de Arcês e Rio Frio.
Esta região tem sido assolada nos últimos anos por grandes incêndios florestais, relacionados com as alterações climáticas e a ocupação do solo dominada pela monocultura do eucalipto. Em grandes áreas deparamo-nos com uma paisagem de terra queimada e devastação; encontrámos ao longo do percurso dezenas de árvores mortas atravessadas nas veredas e estradões florestais.

Relativamente à marcação e sinalética da GR não temos nada a assinalar, tirando um ou outro detalhe de somenos, pelo que a ACROM está de parabéns!

PictographRuins Altitude 394 ft
Photo ofAzenhas, Lagares e Levadas em sintonia com a Ribeira de Arcês Photo ofAzenhas, Lagares e Levadas em sintonia com a Ribeira de Arcês Photo ofAzenhas, Lagares e Levadas em sintonia com a Ribeira de Arcês

Azenhas, Lagares e Levadas em sintonia com a Ribeira de Arcês

Neste trecho da Ribeira de Arcês encontramos um conjunto notável de construções de arqueologia industrial, em harmonia com o ecossistema ripícola.

PictographReligious site Altitude 551 ft

Séc. XVII, classificada como "imóvel de interesse público".

PictographGeocache Altitude 135 ft

Estação das Mouriscas (GC3G06B)

PictographGeocache Altitude 220 ft

Fonte dos Pastores 1 (GC5MD8C)

PictographGeocache Altitude 400 ft

PictographTree Altitude 236 ft

Oliveira do Mouchão

Oliveira monumental musealizada (3350 anos de idade)

PictographGeocache Altitude 374 ft

Poço da Talha (GC6Y8Y3)

Poço das Talhas, Azenhas, Marmitas

Rio Frio

PictographRuins Altitude 272 ft

Solar da Ti Rosa da Raposeira (ruína)