GR50 Grande Rota Peneda-Gerês VR | Etapa 9: Ermida - Germil

September 15, 2019
September 2019

near Ermida, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS - Etapa 9

Prosseguimos na etapa 9 desta GR50, que liga Ermida a Germil.
Pode conhecer as restantes etapas e o enquadramento deste trilho de grande rota consultando a minha publicação sobre a totalidade da GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS. Também pode visualizar esta grande rota em MAPA assim como os trilhos oficiais da região.

O TRILHO

Saímos da povoação de Ermida, rodeada do seu muito característico cenário de campos de cultivo em socalcos, para prosseguir a nossa exploração das encostas da Serra Amarela voltadas a norte. Um miradouro, poucos metros depois, oferece-nos uma vez mais este cenário, complementado por referências religiosas de esta região é rica.

Descemos depois o vale da Ribeira de Carcerelha, pela estrada em calçada, e antes de iniciar-mos a subida poderemos visitar o Poço Negro, onde os mais encalorados poderão dar um mergulho!
Prosseguindo no trilho regressamos às panorâmicas desafogadas sobre o vale do Rio Lima e os seus afluentes. Surge também a Mamoa de Giadela, que pode passar um pouco despercebida mas que merece a nossa atenção.

Já com a povoação de Germil à vista deparamo-nos com um interessante exemplar de calçada, que as gentes da região criaram ao longo dos tempos para as apoiar nas suas actividades de criação de gado. Além de ter uma estética bastante própria e estar relativamente bem conservada, a Calçada de Germil oferece uma panorâmica invulgar, que marca bastante esta etapa 9 da GR50.
Existe também uma silha que lhe pode passar despercebida, no meio da vegetação, e uma típica pontelha sobre um ribeiro junto a um bonito prado, que convida a uma paragem.
Fiz um pequeno desvio para visitar o Miradouro do Fragão e a Cascata de Portavênse, que estavam sinalizados por um clube de montanhismo local.

Chegados a Germil podemos apreciar uma vez mais o casario em pedra, típico da região, assim como os espigueiros, cruzeiros e igreja. Há uma Eira comunitária (espigueiros) em Germil de Baixo, a poucas centenas de metros de distância, que também merece uma visita.

CONDIÇÕES DO PERCURSO

O traçado segue por trilhos de montanha, originários das actividades de criação de gado, assim como um troço de estrada em calçada.
Não existem obstáculos à progressão no trilho.

Para além da sinalização mais convencional, dispomos de algumas placas com informações sobre pontos de interesse, assim como a existência de opções de alojamento e outros serviços relevantes. Uma grande mais-valia para esta GR50.

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a etapa 9 da GR50
> GR1 PTB - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa do concelho de Ponte da Barca) que vinha acompanhando a GR50 desde Lindoso e segue agora por um traçado diferente, em direcção a Entre Ambos-os-Rios, logo à saída da povoação de Ermida.
> GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela partilha o traçado com esta etapa 9 da GR50 em toda a sua extensão.
> PR5 PTB - Trilho de Entre-Ambos-os-Rios à Ermida partilha o traçado com esta etapa 9 da GR50 até ao km 3,3.
> PR6 PTB - Trilho de Germil partilha o traçado com esta etapa 9 da GR50 a partir do km 5,3.

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a etapa 9 da GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR3 PTB - Trilho do Megalitismo do Britelo (Mosteirô, freguesia de Britelo, concelho de Ponte da Barca)

TROÇOS QUE ACRESCENTEI AO PERCURSO OFICIAL

Incluo um pequeno troço de caminhada, à chegada à povoação de Germil, para visitar o Miradouro do Fragão e a Cascata de Portavênse.

ENQUADRAMENTO TERRITORIAL

O traçado percorre territórios pertencentes às freguesias de Ermida, Entre Ambos-os-Rios e Germil, concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo e está integralmente englobado no Parque Nacional Peneda-Gerês.

INFORMAÇÃO CARTOGRÁFICA

Cartas Militares de Portugal, Série M888, Escala 1/25000, folha 30.

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e desfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Igreja

Museu

Interligação com o PR5 PTB - Trilho de Entre-Ambos-os-Rios à Ermida

Lavadouro

Miradouro da Ermida

Linha de Água

Ponte (Ribeiro de Carcerelha)

Poço da Canoa

Poço Negro e Cascata da Ermida (L4 - Lagoa da Ponte da Ermida)

Poço da Carcerelha (L3)

Vista para o Vale de Carcerelha

Miradouro

Ponte

Campos do Vidoal. Interligação com o PR5 PTB - Trilho de Entre-Ambos-os-Rios à Ermida

Gravuras Rupestres (Cabeças)

Calçada de Germil

Silha de Germil

Ribeiro da Broca

Mamoa da Giadela. Costa do Eido (panorama).

Ribeiro do Azeral

Ribeiro de Tapada do Paredes

Pontelha (Ribeiro de Chão da Ponte)

Prado da Relva

Fonte

Espigueiro

Largo da Malha

Cruzeiro. Interligação com o PR6 PTB - Trilho de Germil.

Eira Comunitária de Germil de Baixo

Igreja

Fojo do Lobo de Germil

VG de Carvalhinha (1096 m)